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Manuais

Configuração de Módulos do Asterisk 23
Comando:

cdr: Call Detail Record configuration


Descrição:

Desde: 12.0.0
Define o modo de lote (batch) de CDR, onde, ao invés de registrar o CDR ao final de cada chamada, os dados serão armazenados em um buffer para ajudar a aliviar a carga no servidor Asterisk.

Atenção: O uso do modo batch pode resultar em perda de dados após uma finalização insegura do Asterisk, por exemplo, falha de software, queda de energia, kill -9, etc.

Define se o estado de disposição CANCEL deve ser utilizado. Quando ativado, a disposição NO ANSWER será dividida em duas disposições distintas: CANCEL e NO ANSWER.

Desde: 16.24.0, 18.10.0, 19.2.0
Define se o CDR deve ser habilitado em um canal por padrão. Configurar como "yes" habilitará o CDR em todos os canais, a menos que seja explicitamente desabilitado. Configurar como "no" desabilitará o CDR em todos os canais, a menos que seja explicitamente habilitado.

Observe que o CDR ainda deve estar globalmente habilitado (enable = yes) para que esta opção tenha algum efeito. Isso se aplica apenas a se o CDR está habilitado ou desabilitado em canais recém-criados, o que pode ser alterado no dialplan durante uma chamada.

Se configurado como "yes", você deve usar 'Set(CDR_PROP(disable)=1)' para desabilitar o CDR para uma chamada.
Se configurado como "no", você deve usar 'Set(CDR_PROP(disable)=0)' para reabilitar (habilitar) o CDR para uma chamada.

Desde: 12.0.0
Define se as chamadas congestionadas devem ser registradas. Configurar como "yes" registrará cada chamada que falhar por condições de congestionamento.

Quando definido como 'True', atualizações detalhadas das alterações nas informações do CDR serão registradas. Observe que isso só é útil ao depurar o comportamento do CDR.

Define se o registro de CDR deve ser utilizado. Configurar como "no" substituirá qualquer carregamento de módulos de backend de CDR.

Conforme cada CDR para um canal é finalizado, seu tempo de término é atualizado e o CDR é finalizado. Quando um canal é desligado e a lógica de desligamento está presente (na forma de um manipulador de desligamento ou a extensão 'h'), um novo CDR é gerado para o canal. Quaisquer estatísticas são coletadas a partir deste novo CDR. Ao habilitar esta opção, nenhum novo CDR é criado para a lógica do dialplan executada nas extensões 'h' ou sub-rotinas de manipuladores de desligamento anexadas. O valor padrão é 'yes', indicando que um CDR será gerado durante a lógica de desligamento.

Desde: 16.30.0, 18.16.0, 19.8.0, 20.1.0
Define se o CDR deve ser atualizado por atualizações de discagem (dial updates).

Se configurado como "no", um único CDR será usado para o canal, mesmo que múltiplos endpoints ou destinos sejam discados sequencialmente. Observe que você também perderá as disposições detalhadas de não resposta se esta opção estiver ativada, o que pode não ser aceitável. Por exemplo, em vez de disposições detalhadas de não resposta como BUSY e CONGESTION, a disposição sempre será NO ANSWER se o canal não foi respondido (ainda será ANSWERED se o canal foi atendido).

Esta opção deve ser habilitada se um único CDR for desejado para a vida útil do canal.

Desde: 16.30.0, 18.16.0, 19.8.0, 20.1.0
Define se o CDR deve ser atualizado por alterações de conexão (bridging). Isso inclui entrar e sair de bridges e estacionamento de chamadas.

Se configurado como "no", as alterações de conexão serão ignoradas para todos os CDRs. Isso só deve ser feito se esses eventos não devam afetar os CDRs e sejam indesejados, como para usar um único CDR para a vida útil do canal.

Esta configuração não pode ser alterada durante um reload.

Desde: 12.0.0
Normalmente, o campo 'billsec' registrado nos backends de CDR é simplesmente o tempo final (tempo de desligamento) menos o tempo de resposta em segundos. Internamente, o Asterisk armazena o tempo em termos de microssegundos e segundos. Ao definir initiatedseconds como 'yes', você pode forçar o Asterisk a reportar quaisquer segundos que foram iniciados (um tipo de método de arredondamento). Técnicamente, isso ocorre quando a parte em microssegundos do tempo final é maior que a parte em microssegundos do tempo de resposta, então o tempo billsec é incrementado em um segundo.

Quando o Asterisk está sendo desligado, você pode bloquear até que os CDRs sejam submetidos. Se não fizer isso, os dados provavelmente serão perdidos. Você sempre pode verificar o tamanho do buffer de lote de CDR com o comando CLI cdr status. Para habilitar o bloqueio na submissão de dados de CDR durante o desligamento do Asterisk, defina como 'yes'.

O mecanismo de CDR usa o agendador interno do Asterisk para determinar quando registrar os registros. O registro pode ocorrer dentro da thread do agendador ou uma nova thread pode ser criada para a submissão de cada lote. Para lotes pequenos, pode ser aceitável apenas usar a thread do agendador, então defina como 'yes'. Para lotes grandes, digamos qualquer coisa acima de size=10, uma nova thread é recomendada, então defina como 'no'.

Desde: 12.0.0
Define o número máximo de CDRs a acumular no buffer antes de enviá-los aos motores backend. batch deve estar definido como 'yes'.

Desde: 13.22.0, 15.5.0
Define o tempo máximo para acumular CDRs antes de enviá-los em lote aos motores backend. Se este limite de tempo for atingido, os registros serão enviados, independentemente do valor definido para size. batch deve estar definido como 'yes'.

Nota: O tempo é expresso em segundos.

Desde: 12.0.0
Define se as chamadas não atendidas que não envolvem uma parte externa devem ser registradas. Configurar como "yes" fará com que chamadas para extensões que não atendem e não definem um canal lado B (como ao usar o aplicativo Dial) recebam entradas de log de CDR. Se esta opção estiver definida como "no", essas entradas de log não serão criadas. Chamadas não atendidas que são oferecidas a uma linha externa sempre receberão entradas de log independentemente desta opção, e esse é o comportamento pretendido.

Sintaxe:
Fonte: Asterisk Wiki
Divisor Triangular
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