Aplicações do Dialplan do Asterisk 20
Comando:
Park()
Sinopse:
Estaciona a chamada.
Descrição:
Utilizado para estacionar a própria chamada (tipicamente em combinação com uma transferência assistida para saber o espaço de estacionamento).
Se você definir a variável PARKINGEXTEN para uma extensão de espaço de estacionamento no estacionamento, Park() tentará estacionar a chamada nessa extensão. Se a extensão já estiver em uso, a execução continuará na próxima prioridade.
Se a opção 'parkeddynamic' estiver habilitada em res_parking.conf, as seguintes variáveis podem ser usadas para criar dinamicamente novos estacionamentos. Ao usar estacionamentos dinâmicos, esteja ciente das condições conforme explicado na seção de notas abaixo.
A variável PARKINGDYNAMIC especifica o estacionamento a ser usado como modelo para criar um estacionamento dinâmico. É um erro especificar um estacionamento inexistente para o modelo. Se não estiver definido, o estacionamento padrão será usado como modelo.
A variável PARKINGDYNCONTEXT especifica o contexto do dialplan a ser usado para o novo estacionamento dinâmico criado. Se não estiver definido, o contexto do estacionamento modelo será usado. O contexto é criado se ainda não existir e o novo estacionamento precisar criar extensões.
A variável PARKINGDYNEXTEN especifica o 'parkext' a ser usado para o novo estacionamento dinâmico criado. Se não estiver definido, o 'parkext' do estacionamento modelo será usado. Se o modelo não especificar um 'parkext', nenhuma extensão será criada para o novo estacionamento. O estacionamento dinâmico não pode ser criado se precisar criar extensões que se sobreponham a extensões de estacionamento existentes. A única exceção para isso é para a extensão 'parkext' e somente se nenhum dos 'parkext's sobrepostos do estacionamento for exclusivo.
A variável PARKINGDYNPOS especifica as posições de estacionamento a serem usadas para o novo estacionamento dinâmico criado. Se não estiver definido, o 'parkpos' do estacionamento modelo será usado.
Observação: Esta aplicação deve ser usada como a primeira prioridade de extensão para ser reconhecida como uma extensão de acesso de estacionamento para transferências cegas. Transferências cegas e o recurso de estacionamento de toque único DTMF precisam dessa distinção para operar corretamente. A extensão de acesso de estacionamento, neste caso, é tratada como uma dica do dialplan.
Park([parking_lot_name,[options]])
parking_lot_name - Especifica em qual estacionamento estacionar a chamada. O estacionamento usado é selecionado na seguinte ordem:
Opção parking_lot_name para esta aplicação, variável PARKINGLOT, função CHANNEL(parkinglot) (Possivelmente predefinida pelo driver do canal), estacionamento padrão.
options - Uma lista de opções para esta chamada estacionada:
r - Envia toque em vez de MOH para a chamada estacionada.
R - Randomiza a seleção de um espaço de estacionamento.
s - Silencia o anúncio do número do espaço de estacionamento.
c(context,extension,priority) - Se o estacionamento expirar, vá para este local no dialplan em vez de onde o estacionamento define que a chamada deve ir.
context
extension
priority obrigatórios
t(duration) - Use um tempo limite de 'duration' segundos em vez do tempo limite especificado pelo estacionamento.
duration obrigatório
Sintaxe:
Park([parking_lot_name,[options]])
Fonte: Asterisk Wiki