Aplicações do Dialplan do Asterisk 22
Descrição:O
SMS() lida com a troca de dados SMS durante uma chamada para ou de um telefone habilitado para SMS ou de um centro de serviço SMS via PSTN. Pode enviar e/ou receber mensagens SMS. Funciona de acordo com a norma ETSI ES 201 912; é compatível com o serviço SMS PSTN da BT no Reino Unido e da Telecom Italia na Itália. Também foi testado e funciona com telefones DOMO da Telefónica Espanha.
Uso típico é para lidar com chamadas originadas do CLI do centro de serviço SMS, ou para configurar uma chamada usando a interface
outgoing ou manager para conectar o centro de serviço ao
SMS().
As mensagens são processadas conforme filas de mensagens em arquivos texto. O
smsq (um software separado) é um comando para gerar filas de mensagens e enviar mensagens.
Observação: O protocolo tem limites rígidos de atraso. Use quadros curtos e desative/defina um buffer de jitter curto no ATA para garantir que as respostas (ACK etc.) sejam recebidas a tempo. Também é importante ajustar o ganho em dB do ATA. Alguns telefones Telefónica DOMO Mensajes podem exigir que o ganho seja definido para +3dB, e outros até +6dB, para funcionar corretamente.
SMS(name,[options,[addr,[body]]])
- name - O nome da fila usada em
/var/spool/asterisk/sms - options
a - Atender, ou seja, enviar pacote FSK inicial.s - Agir como centro de serviço conversando com um telefone.t - Usar protocolo 2 (o padrão é protocolo 1).p - Definir o atraso inicial para N ms (padrão é '300').r - Definir o bit SRR (Status Report Request).o - O corpo deve ser codificado como octetos, não símbolos de 7 bits.n - Não registrar nenhum conteúdo SMS no arquivo de log (privacidade).
- addr e body são um formato obsoleto para envio de mensagens.