Descrição: Utilizado para iniciar o monitoramento de um canal. Os pacotes de voz de entrada e saída do canal são gravados em arquivos até que a chamada seja encerrada ou o monitoramento seja interrompido pelo aplicativo StopMonitor. Por padrão, os arquivos são armazenados em /var/spool/asterisk/monitor/. Retorna '-1' se os arquivos de monitoramento não puderem ser abertos ou se o canal já estiver sendo monitorado; caso contrário, retorna '0'.
Sintaxe: Monitor(file_format:[urlbase],[fname_base,[options]])
Parâmetros:
- file_format: opcional. Se não definido, o padrão é 'wav'.
- urlbase: opcional. Se definido, altera o nome do arquivo para o especificado.
- fname_base: opcional. Define a base do nome do arquivo.
- options: conjunto de opções:
- m: ao final da gravação, mescla os arquivos das duas pontas (legs) em um único arquivo e exclui os arquivos individuais. Se a variável MONITOR_EXEC estiver definida, a aplicação referenciada será executada em vez do soxmix/sox, e os arquivos brutos das pontas NÃO serão excluídos automaticamente. O soxmix/sox ou MONITOR_EXEC recebe três argumentos: os dois arquivos das pontas e o nome do arquivo mesclado, que é o mesmo dos arquivos das pontas, mas sem o designador in/out. Se MONITOR_EXEC_ARGS estiver definido, seu conteúdo será passado como argumentos adicionais para MONITOR_EXEC. Ambos MONITOR_EXEC e a opção Mix podem ser definidos a partir da interface de administração.
- b: não inicia a gravação a menos que a chamada esteja conectada a outro canal.
- B(interval): reproduz um beep periódico durante a gravação da chamada. O intervalo é definido em segundos, com valor padrão de 15.
- i: pula a gravação do fluxo de entrada (desabilita a opção 'm').
- o: pula a gravação do fluxo de saída (desabilita a opção 'm').