Configuração de Módulos do Asterisk 18
Comando:
cdr: Call Detail Record configuration
Sinopse:
Define o modo de lote de CDR (Call Detail Record), onde em vez de registrar o CDR ao final de cada chamada, os dados serão armazenados em um buffer para ajudar a aliviar a carga no servidor Asterisk.
Descrição:
Define o modo de lote de CDR (Call Detail Record), onde em vez de registrar o CDR ao final de cada chamada, os dados serão armazenados em um buffer para ajudar a aliviar a carga no servidor Asterisk.
Aviso: O uso do modo de lote pode resultar em perda de dados após terminação insegura do Asterisk, ou seja, falha de software, queda de energia, kill -9, etc.
Define se o CDR deve ou não ser habilitado em um canal por padrão. Configurar como "yes" habilitará o CDR em todos os canais, a menos que seja explicitamente desabilitado. Configurar como "no" desabilitará o CDR em todos os canais, a menos que seja explicitamente habilitado.
Observe que o CDR ainda deve estar globalmente habilitado ('enable = yes') para que esta opção tenha algum efeito. Isso se aplica apenas a se o CDR está habilitado ou desabilitado em canais recém-criados, o que pode ser alterado no dialplan durante uma chamada.
Se configurado como "yes", você deve usar 'Set(CDR_PROP(disable)=1)' para desabilitar o CDR para uma chamada.
Se configurado como "no", você deve usar 'Set(CDR_PROP(disable)=0)' para reabilitar o CDR para uma chamada.
Define se as chamadas congestionadas devem ou não ser registradas. Configurar como "yes" reportará cada chamada que falhar em completar devido a condições de congestionamento.
Quando configurado como 'True', atualizações detalhadas das alterações nas informações do CDR serão registradas. Observe que isso só é útil ao depurar o comportamento do CDR.
Define se o registro de CDR deve ou não ser utilizado. Configurar como "no" substituirá qualquer carregamento de módulos backend de CDR.
Conforme cada CDR para um canal é finalizado, sua hora de término é atualizada e o CDR é finalizado. Quando um canal é desligado e a lógica de desligamento está presente (na forma de um manipulador de desligamento ou a extensão 'h'), um novo CDR é gerado para o canal. Quaisquer estatísticas são coletadas a partir deste novo CDR. Ao habilitar esta opção, nenhum novo CDR é criado para a lógica do dialplan executada nas extensões 'h' ou sub-rotinas de manipuladores de desligamento. O valor padrão é 'yes', indicando que um CDR será gerado durante a lógica de desligamento.
Define se o CDR deve ou não ser atualizado por atualizações de discagem.
Se configurado como "no", um único CDR será usado para o canal, mesmo que múltiplos endpoints ou destinos sejam discados sequencialmente. Observe que você também perderá detalhes de disposições de não resposta se esta opção estiver habilitada, o que pode não ser aceitável, por exemplo, em vez de disposições detalhadas de não resposta como BUSY e CONGESTION, a disposição sempre será NO ANSWER se o canal não foi atendido (ainda será ANSWERED se o canal foi atendido).
Esta opção deve ser habilitada se um único CDR for desejado para a vida útil do canal.
Define se o CDR deve ou não ser atualizado por alterações de conexão. Isso inclui entrar e sair de conexões e estacionamento de chamadas.
Se configurado como "no", as alterações de conexão serão ignoradas para todos os CDRs. Isso só deve ser feito se esses eventos não devam afetar os CDRs e sejam indesejados, como para usar um único CDR para a vida útil do canal.
Esta configuração não pode ser alterada em um recarregamento.
Normalmente, o campo 'billsec' registrado nos backends de CDR é simplesmente o tempo final (tempo de desligamento) menos o tempo de resposta em segundos. Internamente, o Asterisk armazena o tempo em termos de microssegundos e segundos. Configurando initiatedseconds como 'yes', você pode forçar o Asterisk a reportar quaisquer segundos que foram iniciados (um tipo de método de arredondamento). Técnicamente, isso ocorre quando a parte em microssegundos do tempo final é maior que a parte em microssegundos do tempo de resposta, então o tempo billsec é incrementado em um segundo.
Ao desligar o Asterisk, você pode bloquear até que os CDRs sejam submetidos. Se não fizer isso, provavelmente haverá perda de dados. Você sempre pode verificar o tamanho do buffer de lote de CDR com o comando CLI cdr status. Para habilitar o bloqueio na submissão de dados de CDR durante o desligamento do Asterisk, configure como 'yes'.
O mecanismo de CDR usa o agendador interno do Asterisk para determinar quando registrar os registros. O registro pode ocorrer dentro da thread do agendador ou uma nova thread pode ser criada para a submissão de cada lote. Para lotes pequenos, pode ser aceitável apenas usar a thread do agendador, então configure como 'yes'. Para lotes grandes, digamos qualquer coisa acima de size=10, uma nova thread é recomendada, então configure como 'no'.
Define o número máximo de CDRs a acumular no buffer antes de registrá-los nos motores backend. O parâmetro batch deve estar configurado como 'yes'.
Define o tempo máximo para acumular CDRs antes de registrá-los em lote nos motores backend. Se este limite de tempo for atingido, os registros serão postados, independentemente do valor definido para size. O parâmetro batch deve estar configurado como 'yes'.
Nota: O tempo é expresso em segundos.
Define se as chamadas não atendidas que não envolvem uma parte receptora devem ou não ser registradas. Configurar como "yes" fará com que chamadas para extensões que não atendem e não definem um canal lado B (como usando o aplicativo Dial) recebam entradas de log de CDR. Se esta opção estiver configurada como "no", então essas entradas de log não serão criadas. Chamadas não atendidas que são oferecidas a uma linha de saída sempre receberão entradas de log independentemente desta opção, e esse é o comportamento pretendido.
Sintaxe:
Fonte: Asterisk Wiki