Aplicações do Dialplan do Asterisk 18
Comando:
Directory()
Sinopse:
Fornece um diretório de extensões de correio de voz.
Descrição:
Esta aplicação apresenta ao canal de chamada um diretório de extensões a partir do qual o usuário pode pesquisar por nome. A lista de nomes e extensões correspondentes é obtida do arquivo de configuração do correio de voz, `voicemail.conf`, ou do arquivo especificado.
A aplicação sairá imediatamente se um dos seguintes dígitos DTMF for recebido e a extensão para a qual pular existir:
0 - Pula para a extensão 'o', se existir.
* - Pula para a extensão 'a', se existir.
Esta aplicação define as seguintes variáveis de canal antes de ser concluída:
DIRECTORY_RESULT - Motivo pelo qual a aplicação Directory foi encerrada.
OPERATOR - Usuário solicitou um operador.
ASSISTANT - Usuário solicitou um assistente.
TIMEOUT - O usuário permitiu que a duração do tempo limite de espera por DTMF passasse sem enviar DTMF.
HANGUP - O canal foi desligado antes que a aplicação fosse concluída.
SELECTED - O usuário selecionou um usuário para chamar do diretório.
USEREXIT - O usuário saiu com '#' durante a seleção.
FAILED - A aplicação falhou.
DIRECTORY_EXTEN - Se a opção de pular a chamada for definida, esta será definida para a extensão selecionada, caso uma seja selecionada.
Directory([vm-context,[dial-context,[options]]])
vm-context - Este é o contexto dentro de `voicemail.conf` a ser usado para o Directory. Se não for especificado e 'searchcontexts=no' em `voicemail.conf`, então 'default' será assumido.
dial-context - Este é o contexto do dialplan a ser usado ao procurar uma extensão que o usuário selecionou, ou ao pular para as extensões 'o' ou 'a'. Se não for especificado, o contexto atual será usado.
options
e - Além do nome, também lê o número da extensão para o chamador antes de apresentar as opções de discagem.
f(n) - Permite que o chamador insira o primeiro nome do usuário no diretório, em vez de usar o sobrenome. Se especificado, o argumento numérico opcional será usado para o número de caracteres que o usuário deve inserir. n é obrigatório.
l(n) - Permite que o chamador insira o sobrenome do usuário no diretório. Esta é a opção padrão. Se especificado, o argumento numérico opcional será usado para o número de caracteres que o usuário deve inserir. n é obrigatório.
b(n) - Permite que o chamador insira o primeiro ou o sobrenome do usuário no diretório. Se especificado, o argumento numérico opcional será usado para o número de caracteres que o usuário deve inserir. n é obrigatório.
a - Permite que o chamador insira também um alias para um usuário no diretório. Esta opção deve ser especificada em adição às opções 'f', 'l' ou 'b'.
m - Em vez de ler cada nome sequencialmente e pedir confirmação, cria um menu de até 8 nomes.
n - Lê dígitos mesmo que o canal não seja atendido.
p(n) - Pausa por n milissegundos após a digitação dos dígitos. Isso é útil para pessoas com telefones celulares, que não estão segurando o fone ao inserir DTMF. n é obrigatório.
c(filename) - Carrega o arquivo de configuração especificado em vez de `voicemail.conf`. filename é obrigatório.
s - Pula a chamada para a extensão, em vez de defini-la na variável de canal DIRECTORY_EXTEN.
d - Habilita o suporte ADSI para pesquisa de telefones de tela e recuperação de resultados do diretório. Além disso, o canal deve ser habilitado para ADSI e você deve ter um CPE compatível com ADSI (Tipo III) para que isso funcione.
Observação: Apenas uma das opções 'f', 'l' ou 'b' pode ser especificada. Se mais de uma for especificada, o Directory atuará como se 'b' tivesse sido especificado. O número de caracteres para o usuário digitar tem como padrão '3'.
Sintaxe:
Directory([vm-context,[dial-context,[options]]])
Fonte: Asterisk Wiki