Manuais

Aplicativos de plano de discagem do Asterisk 11
Comando:

Dial()


Descrição:
Esta aplicação fará chamadas para um ou mais canais especificados. Assim que um dos canais solicitados atender, o canal de origem será atendido, se ainda não tiver sido atendido. Esses dois canais estarão ativos em uma chamada em ponte. Todos os outros canais solicitados serão desligados. A menos que haja um tempo limite especificado, o aplicativo Dial aguardará indefinidamente até que um dos canais chamados atenda, o usuário desligue ou se todos os canais chamados estiverem ocupados ou indisponíveis. A execução do plano de discagem continuará se nenhum canal solicitado puder ser chamado ou se o tempo limite expirar. Esse aplicativo relatará a finalização normal se o canal de origem desligar, ou se a chamada for ponte e uma das partes na ponte encerrar a chamada. Se a variável OUTBOUND_GROUP estiver configurada, todos os canais de pares criados por esse aplicativo serão colocados nesse grupo (como em Set (GROUP () = ...). Se a variável OUTBOUND_GROUP_ONCE estiver configurada, todos os canais pares criados por este aplicativo serão colocados nesse grupo (como em Set (GROUP () = ...). OUTBOUND_GROUP, no entanto, a variável será desabilitada após o uso. Esse aplicativo define as seguintes variáveis ​​de canal: DIALEDTIME - Este é o tempo desde a discagem de um canal até quando ele é desconectado. RESPOSTA - Esta é a quantidade de tempo para a chamada real. DIALSTATUS - Esse é o status da chamada CHANUNAVAIL CONGESTIONAMENTO NOANSWER OCUPADO RESPONDA CANCELAR DONTCALL - Para os modos de privacidade e triagem. Será definido se a parte chamada optar por enviar a parte que está chamando para o script 'Ir embora'. TORTURA - Para os modos de privacidade e triagem. Será definido se a parte chamada optar por enviar a parte chamadora para o script 'tortura'. INVALIDARGS
Sintaxe:
Dial(Technology/Resource&[Technology2/Resource2[&...]],[timeout,[options,[URL]]])
Argumentos:
Technology/Resource - Especificação do (s) dispositivo (s) para discar. Eles devem estar no formato de Tecnologia / Recurso, onde Tecnologia representa um driver de canal específico e Recurso representa um recurso disponível para esse driver de canal específico.
Technology2/Resource2[,Technology2/Resource2...] - Dispositivos extras opcionais para discar em paralelo
timeout - Especifica o número de segundos que tentamos discar para os dispositivos especificados.
A( x ) - Reproduza um anúncio para a parte chamada, onde x é o prompt a ser reproduzido
x - O arquivo a ser reproduzido para a parte chamada
a - Atenda imediatamente o canal de chamada quando o canal chamado atender em todos os casos. Normalmente, o canal de chamada é atendido quando o canal chamado atende, mas quando opções como A () e M () são usadas, o canal de chamada não é atendido até que todas as ações no canal chamado (como reproduzir um anúncio) sejam concluídas . Esta opção pode ser usada para atender o canal de chamada antes de fazer qualquer coisa no canal chamado. Você raramente precisará usar esta opção, o comportamento padrão é adequado na maioria dos casos.
b( context^exten^priority ) - Antes de iniciar uma chamada, Gosub para o local especificado usando o canal recém-criado. O Gosub será executado para cada canal de destino.
B( context^exten^priority ) - Antes de iniciar as chamadas, Gosub para o local especificado usando o canal atual.
C - Redefina o registro de detalhes da chamada (CDR) para esta chamada.
c - Se o aplicativo Dial () cancelar esta chamada, sempre configure HANGUPCAUSE como 'atendido em outro lugar'
d - Permita que o usuário que faz a chamada disque um ramal de 1 dígito enquanto aguarda a resposta de uma chamada. Saia para essa extensão se ela existir no contexto atual ou o contexto definido na variável EXITCONTEXT, se existir.
D( called:calling:progress ) - Envie as sequências DTMF especificadas depois que a pessoa chamada atender, mas antes que a chamada seja conectada. A sequência DTMF chamada é enviada para a parte chamada e a sequência DTMF de chamada é enviada para a parte que chama. Ambos os argumentos podem ser usados sozinhos. Se o progresso for especificado, seu DTMF será enviado imediatamente após receber uma mensagem PROGRESS.
e - Execute o ramal h para pares após o término da chamada
f( x ) - Se x não for fornecido, force o CallerID enviado em uma chamada
F( context^exten^priority ) - Quando o chamador desligar, transfira a parte chamada para o destino especificado e inicie a execução nesse local.
F - Quando o chamador desligar, transfira a parte chamada para a próxima prioridade do ramal atual e inicie a execução nesse local.
g - Prossiga com a execução do plano de discagem na próxima prioridade no ramal atual, se o canal de destino desligar.
G( context^exten^priority ) - Se a chamada for atendida, transfira a parte que chama para a prioridade especificada e a parte chamada para a prioridade especificada mais uma.
h - Permita que a pessoa chamada desligue enviando a sequência DTMF definida para desconectar no features.conf.
H - Permita que o interlocutor desligue enviando a sequência DTMF definida para desconectar no features.conf.
i - O Asterisk ignorará quaisquer solicitações de encaminhamento que possa receber nesta tentativa de discagem.
I - O Asterisk ignorará qualquer solicitação de atualização de linha conectada ou qualquer solicitação de atualização de parte de redirecionamento que possa receber nessa tentativa de discagem.
k - Permita que a parte chamada ative o estacionamento da chamada enviando a sequência DTMF definida para o estacionamento da chamada em features.conf.
K - Permita que o interlocutor ative o estacionamento da chamada enviando a sequência DTMF definida para o estacionamento da chamada em features.conf.
L( x:y:z ) - Limite a chamada para x milissegundos. Toque um aviso quando y milissegundos forem deixados. Repita o aviso a cada z milissegundo até que o tempo expire.
LIMIT_PLAYAUDIO_CALLER - Se definida, essa variável faz com que o Asterisk reproduza os prompts para o chamador.
LIMIT_PLAYAUDIO_CALLEE - Se definida, essa variável faz com que o Asterisk reproduza os prompts do chamado.
LIMIT_TIMEOUT_FILE - Se especificado, o nome do arquivo especifica o prompt de som a ser reproduzido quando o tempo limite é atingido. Se não estiver definido, o tempo restante será anunciado.
LIMIT_CONNECT_FILE - Se especificado, o nome do arquivo especifica o prompt de som a ser reproduzido quando a chamada começa. Se não estiver definido, o tempo restante será anunciado.
LIMIT_WARNING_FILE - Se especificado, o nome do arquivo especifica o prompt de som a ser reproduzido como um aviso quando o tempo x for atingido. Se não estiver definido, o tempo restante será anunciado.
x - Tempo máximo de chamada, em milissegundos
y - Tempo de aviso, em milissegundos
z - Tempo de repetição, em milissegundos
m( class ) - Forneça músicas em espera para a parte que está chamando até que um canal solicitado atenda. Uma classe específica de música em espera (conforme definida em musiconhold.conf) pode ser especificada.
M( macro^arg ) - Execute a macro especificada para o canal chamado antes de conectar-se ao canal de chamada. Os argumentos podem ser especificados para a macro usando ^ como um delimitador. A macro pode definir a variável MACRO_RESULT para especificar as seguintes ações após a execução da macro:
MACRO_RESULT - Se definida, esta ação será executada após a conclusão da macro.
ABORT - Retire as duas pernas da chamada
CONGESTION - Comporte-se como se houvesse congestionamento de linha
BUSY - Comporte-se como se um sinal de ocupado fosse encontrado
CONTINUE - Pendure a parte chamada e permita que ela continue a execução do plano de discagem na próxima prioridade
GOTO:[[<CONTEXT>^]<EXTEN>^]<PRIORITY> - Transfira a chamada para o destino especificado.
macro - Nome da macro que deve ser executada.
arg[^arg...] - Argumentos de macro
n( delete ) - Esta opção é um modificador para o modo de triagem / privacidade de chamadas. (Consulte as opções pep.) Especifica que nenhuma introdução deve ser salva no priv.
delete - Com a exclusão não especificada ou definida como 0, a introdução gravada não será excluída se o chamador desligar enquanto a parte remota ainda não tiver respondido.
N - Esta opção é um modificador para o modo de triagem / privacidade de chamadas. Especifica que, se o ID do chamador * estiver presente, não faça a triagem da chamada.
o( x ) - Se x não for fornecido, especifique que o CallerID presente no canal de chamada seja armazenado como CallerID no canal chamado. Esse era o comportamento do Asterisk 1.0 e anterior. Se x for fornecido, especifique o CallerID armazenado no canal chamado. Observe que o ($ {CALLERID (all)}) é semelhante à opção o sem o parâmetro
O( mode ) - Ativa o modo de serviços do operador. Esta opção funciona apenas ao unir um canal DAHDI a outro canal DAHDI. se especificado em não
mode - Com o modo não especificado ou definido como 1, o originador desligado fará com que o telefone toque imediatamente.
p - Esta opção ativa o modo de triagem. Este é basicamente o modo de privacidade sem memória.
P( x ) - Ative o modo de privacidade. Use x como a família / chave no banco de dados AstDB, se for fornecido. A extensão atual será usada se uma família / chave do banco de dados não for especificada.
r( tone ) - Padrão: indica o toque para o interlocutor, mesmo que o interlocutor não esteja realmente tocando. Não transmita áudio à parte que está chamando até que o canal chamado atenda.
tone - Indique o progresso da parte que está chamando. Enviar 'tom' de áudio a partir de indications.conf
S( x ) - Desligue a chamada x segundos depois que a pessoa chamada atendeu.
s( x ) - Força o parâmetro de tag callerid de saída a ser definido como a sequência x.
t - Permita que a parte chamada transfira a parte que está chamando enviando a sequência DTMF definida em features.conf. Essa configuração não executa imposição de diretiva em transferências iniciadas por outros métodos.
T - Permita que o interlocutor transfira o interlocutor enviando a sequência DTMF definida em features.conf. Essa configuração não executa imposição de diretiva em transferências iniciadas por outros métodos.
U( x^arg ) - Execute via Gosub a rotina x do canal chamado antes de conectar ao canal de chamada. Os argumentos podem ser especificados no Gosub usando ^ como delimitador. A rotina do Gosub pode definir a variável GOSUB_RESULT para especificar as seguintes ações após o retorno do Gosub.
ABORT - Segure as duas pernas da chamada.
CONGESTION - Comporte-se como se houvesse congestionamento de linha.
BUSY - Comporte-se como se um sinal de ocupado fosse encontrado.
CONTINUE - Pendure a parte chamada e permita que ela continue a execução do plano de discagem na próxima prioridade.
GOTO:[[<CONTEXT>^]<EXTEN>^]<PRIORITY> - Transfira a chamada para o destino especificado.
x - Nome da sub-rotina a ser executada via Gosub
arg[^arg...] - Argumentos para a rotina Gosub
u( x ) - Funciona com a opção f.
x - Forçar que o parâmetro do indicador de apresentação de chamada de saída seja definido como um dos valores passados em x: allowed_not_screened allowed_passed_screen allowed_failed_screen allowed Proibido_not_screened Prohib_not_screened
w - Permita que a pessoa chamada ative a gravação da chamada enviando a sequência DTMF definida para um
W - Permita que o interlocutor ative a gravação da chamada enviando a sequência DTMF definida para um
x - Permita que a pessoa chamada ative a gravação da chamada enviando a sequência DTMF definida para um
X - Permita que o interlocutor ative a gravação da chamada enviando a sequência DTMF definida para um
z - Em um encaminhamento de chamada, cancele qualquer tempo limite de discagem definido para esta chamada.
URL - O URL opcional será enviado para a parte chamada, se o driver do canal suportar.
Fonte: Asterisk Wiki

ENTRE EM CONTATO COM A LOJAMUNDI.

Assine nossa Newsletter! É gratuito!

Cadastre seu nome e email para receber novidades e materiais gratuitos da Lojamundi.