Configuração de Módulos do Asterisk 21
Comando:
app_confbridge: Conference Bridge Application
Sinopse:
Desde: 11.0.0
Define se o número de usuários deve ser anunciado a todos os outros participantes da conferência quando este usuário ingressar. Esta opção pode
Descrição:
Desde: 11.0.0
Define se o número de usuários deve ser anunciado a todos os outros participantes da conferência quando este usuário ingressar. Esta opção pode ser definida como 'yes' ou um número. Quando definida como número, o anúncio ocorrerá apenas quando a contagem de usuários ultrapassar o número especificado.
Desde: 11.0.0
Define se um filtro de redução de ruído deve ser aplicado ao áudio antes da mistura ou não. Desativado por padrão. Requer que o 'codec_speex' esteja compilado e instalado. Não confunda esta opção com drop_silence. A redução de ruído é útil quando há muito ruído de fundo para um usuário, pois tenta remover o ruído preservando a fala. Esta opção NÃO remove silêncios da mistura na conferência e tem o custo de um pequeno impacto de desempenho.
Desde: 11.0.0
Esta opção descarta o que o Asterisk detecta como silêncio, impedindo que entre na ponte. Ativar esta opção melhorará drasticamente o desempenho e ajudará a remover o acúmulo de ruído de fundo da conferência. Altamente recomendado para conferências grandes devido às melhorias de desempenho.
Desde: 11.0.0
O tempo em milissegundos de som abaixo da opção dsp_talking_threshold quando um usuário é considerado como tendo parado de falar. Este valor afeta várias operações e não deve ser alterado a menos que o impacto na qualidade da chamada seja plenamente compreendido.
Desde: 11.10.0, 12.3.0
A magnitude média mínima por amostra em um frame para que o DSP considere fala/ruído presente. Um valor abaixo deste é considerado silêncio. Este valor afeta várias operações e não deve ser alterado a menos que o impacto na qualidade da chamada seja plenamente compreendido.
Desde: 15.5.0
Se eventos estiverem habilitados para este usuário e esta opção estiver definida, o usuário receberá eventos que ele mesmo dispara, como fala, mudo, etc. Se não estiver definida, não receberá seus próprios eventos.
Desde: 11.0.0
Ativar esta opção coloca um jitterbuffer no fluxo de áudio do usuário antes da mistura de áudio ser realizada. Isso é altamente recomendado, mas adicionará um pequeno atraso ao áudio. Esta opção utiliza a função dialplan 'JITTERBUFFER' com jitterbuffer adaptativo padrão. Para um jitterbuffer mais refinado, desative esta opção e use a função dialplan 'JITTERBUFFER' no usuário antes de entrar no ConfBridge.
Desde: 15.5.0
Se eventos estiverem habilitados para esta ponte e esta opção estiver definida, os usuários receberão eventos como join, leave, talking, etc. via mensagens de texto. Para usuários acessando a ponte via chan_pjsip, isso significa mensagens MESSAGE em-dialog. Isso é mais útil para participantes WebRTC onde o aplicativo do navegador pode usar as mensagens para alterar a interface do usuário.
Desde: 16.10.0, 17.4.0
Se o envio de mensagens de texto estiver habilitado para este usuário, mensagens de texto serão enviadas a ele. Podem ser eventos ou de outros participantes da conferência. Se desativado, nenhuma mensagem de texto é enviada ao usuário.
Desde: 11.0.0
O parâmetro type determina como um contexto no arquivo de configuração é interpretado.
user - Configura o contexto como user_profile
bridge - Configura o contexto como bridge_profile
menu - Configura o contexto como menu
Desde: 12.0.0
Ponte ConfBridge têm um perfil associado que determina suas opções. Uma seção de configuração é determinada como 'bridge_profile' quando o parâmetro 'type' tem valor 'bridge'.
Desde: 15.0.0
Ativa a mistura binaural para uma ponte de conferência. Recursos binaurais são desativados por padrão.
Desde: 15.5.0
Se ativado, destinatários que ingressaram na ponte via driver de canal que suporta Enhanced Messaging (atualmente apenas chan_pjsip) receberão mensagens em-dialog contendo corpo JSON descrevendo o evento. O cabeçalho Content-Type será 'text/x-ast-confbridge-event'. Este recurso também deve estar habilitado em perfis de usuário.
Desde: 18.22.0, 20.7.0, 21.2.0
Define a taxa de amostragem nativa interna em que a conferência é misturada. Isso é definido para ajustar automaticamente a taxa de amostragem para a melhor qualidade por padrão. Outros valores podem ser qualquer coisa entre 8000-192000. Se uma taxa de amostragem for definida que o Asterisk não suporte, a taxa mais próxima que o Asterisk suporta será usada.
Desde: 11.0.0
Por padrão, anúncios em uma conferência usam inglês. Isso significa que os prompts reproduzidos para todos os usuários dentro da conferência serão em inglês. Alterando o idioma de uma ponte, isso alterará o idioma dos prompts reproduzidos para todos os usuários.
Desde: 11.0.0
Esta opção limita o número de participantes para uma única conferência a um número específico. Por padrão, conferências não têm limite de participantes. Após o limite ser atingido, a conferência será bloqueada até que alguém saia. No entanto, um usuário Admin sempre será permitido ingressar na conferência independentemente de este limite ter sido atingido ou não.
Desde: 18.22.0, 20.7.0, 21.2.0
Define a taxa de amostragem nativa máxima em que a conferência é misturada. Isso é definido para não ter máximo por padrão. Se uma taxa de amostragem for especificada, a taxa de amostragem nativa nunca excederá esse valor.
Desde: 11.0.0
Define o intervalo interno de mistura em milissegundos para a ponte. Este número reflete quão apertada ou solta será a mistura para a conferência. Para melhorar o desempenho, um intervalo de mistura maior como 40ms pode ser escolhido. Usar um intervalo de mistura maior tem o custo de introduzir maiores quantidades de atraso na ponte. Valores válidos aqui são 10, 20, 40 ou 80.
Desde: 14.0.0
Executa o comando especificado quando a gravação termina. Quaisquer strings correspondentes a '^{X}' serão desescapadas para X. Todas as variáveis serão avaliadas no momento em que ConfBridge é chamado.
Desde: 11.0.0
Grava a chamada de conferência começando quando o primeiro usuário entra na sala e terminando quando o último usuário sai da sala. O nome de arquivo padrão gravado é 'confbridge-${nome da ponte de conferência}-${hora de início}.wav' e o formato padrão é slinear 8khz. Este arquivo estará localizado no diretório de monitoramento configurado em asterisk.conf.
Desde: 11.0.0
Quando record_conference está definido como yes, o nome específico do arquivo de gravação pode ser definido usando esta opção. Observe que como múltiplas conferências podem usar o mesmo perfil de ponte, isso pode causar problemas dependendo da configuração. É recomendado usar esta opção apenas dinamicamente com a função dialplan 'CONFBRIDGE()'. Isso permite que o nome da gravação seja especificado e um nome único seja escolhido. Por padrão, o record_file é armazenado no diretório spool/monitor do Asterisk com um nome de arquivo único começando com o prefixo 'confbridge'.
Desde: 12.0.0
Quando record_file_append está definido como yes, parar e iniciar a gravação em uma conferência adiciona a nova parte ao final do record_file atual. Quando isso está definido como no, um novo record_file é gerado toda vez que você inicia e depois para a gravação em uma conferência.
Desde: 14.0.0
Quando record_file_timestamp está definido como yes, a hora de início é adicionada ao record_file para que o nome do arquivo seja único. Isso permite que você especifique um record_file mas não sobrescreva gravações existentes.
Desde: 14.0.0
Passa opções adicionais para MixMonitor quando record_conference está definido como yes. Veja 'MixMonitor' para opções disponíveis.
Desde: 13.10.0
Quando definido, isso fará com que o nome da conferência criada seja registrado no contexto nomeado na prioridade 1 com uma operação de NoOP(). Isso pode então ser usado em outras partes do dialplan para testar a existência de uma ponte de conferência específica. Você deve estar ciente de que há potenciais concorrências entre testar a existência de uma ponte e tomar ação com base nessa informação.
Desde: 15.4.0
Define como os relatórios REMB são combinados de múltiplas fontes para formar um único. Um relatório REMB consiste em informações sobre a taxa de bits máxima estimada pelo receptor. Como um fluxo de origem pode ser encaminhado para múltiplos receptores, os relatórios devem ser combinados em um único que é enviado ao remetente.
Desde: 16.15.0, 17.9.0, 18.1.0
Quando 'remb_behavior' está definido como 'force', esta opção define a taxa de bits estimada (em bits por segundo) enviada a cada participante em relatórios REMB.
Desde: 15.4.0
Define o intervalo em milissegundos que um frame REMB combinado será enviado às fontes de vídeo. Isso é feito pegando todos os frames REMB recebidos desde que o último frame REMB foi enviado, fazendo um valor combinado e enviando ao remetente.
Desde: 13.19.0, 15.2.0
Todos os sons na conferência são personalizáveis usando as opções de perfil de ponte abaixo. Simplesmente declare a opção seguida pelo nome do arquivo ou caminho completo após a opção.
Desde: 12.0.0
O parâmetro type determina como um contexto no arquivo de configuração é interpretado.
Desde: 11.0.0
Define como confbridge lida com a distribuição de vídeo aos participantes da conferência.
Desde: 15.0.0
Define a quantidade de tempo em milissegundos após enviar uma solicitação de atualização de vídeo que atualizações subsequentes devem ser descartadas.
Desde: 12.0.0
Usuários de conferência, conforme definido por conf_user, podem ter um menu DTMF atribuído ao seu perfil quando entram no aplicativo 'ConfBridge'.
Sintaxe:
Fonte: Asterisk Wiki