Configuração de Módulos do Asterisk 20
Comando:
app_confbridge: Conference Bridge Application
Sinopse:
Desde a versão 11.0.0.
Define se o número de usuários deve ser anunciado para todos os outros usuários na conferência quando este usuário entrar. Esta opção pode ser definida como 'yes' ou um número. Quando definida como um número, o anúncio ocorrerá apenas quando o número de usuários for superior ao número especificado.
Descrição:
Desde a versão 11.0.0.
Define se um filtro de redução de ruído deve ser aplicado ao áudio antes da mixagem. Desativado por padrão. Requer que 'codec_speex' seja compilado e instalado. Não confunda esta opção com 'drop_silence'. A redução de ruído é útil se houver muito ruído de fundo para um usuário, pois tenta remover o ruído preservando a fala. Esta opção NÃO remove o silêncio da mixagem na conferência e tem um pequeno impacto no desempenho.
Desde a versão 11.0.0.
Esta opção remove o que o Asterisk detecta como silêncio da entrada no bridge. Habilitar esta opção melhora drasticamente o desempenho e ajuda a remover o acúmulo de ruído de fundo na conferência. Altamente recomendado para conferências grandes devido aos seus aprimoramentos de desempenho.
Desde a versão 11.0.0.
O tempo em milissegundos de som abaixo do limite da opção 'dsp_talking_threshold' quando um usuário é considerado como tendo parado de falar. Este valor afeta várias operações e não deve ser alterado, a menos que o impacto na qualidade da chamada seja totalmente compreendido.
O que este valor afeta internamente:
Quando os eventos de detecção de fala AMI estão habilitados, este valor determina quando o usuário parou de falar após um período de fala. Se este valor for definido muito baixo, eventos AMI indicando que o usuário parou de falar podem ser enviados falsamente quando o usuário faz uma breve pausa durante uma frase. A opção 'drop_silence' depende deste valor para determinar quando o áudio do usuário deve começar a ser removido do bridge da conferência após o usuário parar de falar. Se este valor for definido muito baixo, o fluxo de áudio do usuário pode parecer instável para os outros participantes. Isso é causado pela transição constante do usuário de silêncio para fala durante uma frase.
A melhor maneira de abordar esta opção é defini-la ligeiramente acima da quantidade máxima de milissegundos de silêncio que um usuário pode gerar durante a fala natural.
Valores válidos são de 1 a 2^31.
Desde a versão 11.10.0, 12.3.0.
A magnitude mínima média por amostra em um frame para que o DSP considere a presença de fala/ruído. Um valor abaixo deste nível é considerado silêncio. Este valor afeta várias operações e não deve ser alterado, a menos que o impacto na qualidade da chamada seja totalmente compreendido.
O que este valor afeta internamente:
O áudio é mixado apenas do fluxo de áudio de entrada de um usuário se a fala for detectada. Se este valor for definido muito alto, o usuário ouvirá a si mesmo falando. Quando os eventos de detecção de fala AMI estão habilitados, este valor determina quando a fala começou, o que resulta no disparo de um evento AMI. Se este valor for definido muito baixo, eventos AMI podem ser acionados falsamente por variações no ruído ambiente. A opção 'drop_silence' depende deste valor para determinar quando o áudio do usuário deve ser mixado no bridge após períodos de silêncio. Se for muito alto, a fala do usuário será descartada, pois será considerada silêncio.
Valores válidos são de 1 a 2^15.
Desde a versão 15.5.0.
Se os eventos estiverem habilitados para este usuário e esta opção estiver definida, o usuário receberá os eventos que ele aciona, falando, mudo, etc. Se não estiver definido, ele não receberá seus próprios eventos.
Desde a versão 11.0.0.
Habilitar esta opção coloca um buffer de jitter no fluxo de áudio do usuário antes que a mixagem de áudio seja executada. É altamente recomendado, mas adicionará um pequeno atraso ao áudio. Esta opção está usando o buffer de jitter adaptável padrão da função 'JITTERBUFFER' do dialplan. Para um buffer de jitter mais ajustado, desative esta opção e use a função 'JITTERBUFFER' do dialplan no usuário antes de entrar na aplicação ConfBridge.
Desde a versão 15.5.0.
Se os eventos estiverem habilitados para este bridge e esta opção estiver definida, os usuários receberão eventos como entrada, saída, falando, etc. via mensagens de texto. Para usuários acessando o bridge via chan_pjsip, isso significa mensagens in-dialog MESSAGE.
Desde a versão 16.10.0, 17.4.0.
Se a mensagem de texto estiver habilitada para este usuário, as mensagens de texto serão enviadas para ele. Podem ser eventos ou de outros participantes na bridge da conferência.
Desde a versão 11.0.0.
O parâmetro 'type' determina como um contexto no arquivo de configuração é interpretado.
user - Configure o contexto como um perfil de usuário.
bridge - Configure o contexto como um perfil de bridge.
menu - Configure o contexto como um menu.
12.0.0
Bridges ConfBridge têm um perfil associado a eles que determinam suas opções. Uma seção de configuração é determinada como um 'bridge_profile' quando o parâmetro 'type' tem um valor de 'bridge'.
Desde a versão 15.0.0.
Ativa a mixagem binaural para uma bridge de conferência. Os recursos binaurais estão desativados por padrão.
Desde a versão 15.5.0.
Se habilitado, os destinatários que entraram no bridge por meio de um driver de canal que suporta mensagens aprimoradas (atualmente apenas chan_pjsip) receberão mensagens in-dialog contendo um corpo JSON descrevendo o evento. O cabeçalho Content-Type será 'text/x-ast-confbridge-event'. Este recurso também deve ser habilitado nos perfis de usuário.
Desde a versão 18.22.0, 20.7.0, 21.2.0.
Define a taxa de amostragem nativa interna na qual a conferência é mixada. Por padrão, isso é definido para ajustar automaticamente a taxa de amostragem para a melhor qualidade. Outros valores podem ser qualquer coisa de 8000 a 192000. Se uma taxa de amostragem for definida que o Asterisk não suporta, a taxa de amostragem mais próxima que o Asterisk suporta à solicitada será usada.
Desde a versão 11.7.0.
Por padrão, os anúncios para uma conferência usam o inglês. Isso significa que os prompts reproduzidos para todos os usuários dentro da conferência serão em inglês. Ao alterar o idioma de uma bridge, isso mudará o idioma dos prompts reproduzidos para todos os usuários.
Desde a versão 11.0.0.
Esta opção limita o número de participantes para uma única conferência a um número específico. Por padrão, as conferências não têm limite de participantes. Depois que o limite for atingido, a conferência será bloqueada até que alguém saia. Observe, no entanto, que um usuário Administrador sempre poderá entrar na conferência, independentemente de este limite ser atingido ou não.
Desde a versão 18.22.0, 20.7.0, 21.2.0.
Define a taxa de amostragem nativa máxima na qual a conferência é mixada. Por padrão, não há máximo definido. Se uma taxa de amostragem for especificada, a taxa de amostragem nativa nunca a excederá.
Desde a versão 11.0.0.
Define o intervalo de mixagem interno em milissegundos para o bridge. Este número reflete o quão apertada ou solta a mixagem será para a conferência. Para melhorar o desempenho, um intervalo de mixagem maior, como 40ms, pode ser escolhido. Usar um intervalo de mixagem maior tem o custo de introduzir maiores quantidades de atraso no bridge. Valores válidos aqui são 10, 20, 40 ou 80.
Desde a versão 14.0.0.
Executa o comando especificado quando a gravação termina. Quaisquer strings correspondentes a '^{X}' serão desescapadas para X. Todas as variáveis serão avaliadas no momento em que o ConfBridge for chamado.
Desde a versão 11.0.0.
Grava a chamada da conferência começando quando o primeiro usuário entra na sala e terminando quando o último usuário sai da sala. O nome do arquivo gravado padrão é 'confbridge-${nome da bridge de conferência}-${hora de início}.wav' e o formato padrão é 8khz slinear. Este arquivo estará localizado no diretório de monitoramento configurado em asterisk.conf.
Desde a versão 11.0.0.
Quando record_conference estiver definido como yes, o nome específico do arquivo de gravação pode ser definido usando esta opção. Observe que, como várias conferências podem usar o mesmo perfil de bridge, isso pode causar problemas dependendo da configuração. É recomendável usar esta opção dinamicamente com a função 'CONFBRIDGE()' do dialplan. Isso permite que o nome do registro seja especificado e um nome exclusivo seja escolhido. Por padrão, o record_file é armazenado no diretório spool/monitor do Asterisk com um nome de arquivo exclusivo começando com o prefixo 'confbridge'.
Desde a versão 12.0.0.
Quando record_file_append estiver definido como yes, parar e iniciar a gravação em uma conferência adiciona a nova parte ao final do record_file atual. Quando está definido como no, um novo record_file é gerado sempre que você inicia e para a gravação em uma conferência.
Desde a versão 14.0.0.
Quando record_file_timestamp estiver definido como yes, a hora de início é anexada ao record_file para que o nome do arquivo seja exclusivo. Isso permite especificar um record_file, mas não sobrescrever gravações existentes.
Desde a versão 14.0.0.
Passa opções adicionais para MixMonitor quando record_conference estiver definido como yes. Consulte 'MixMonitor' para obter opções disponíveis.
Desde a versão 13.10.0.
Quando definido, isso fará com que o nome da conferência criada seja registrado no contexto nomeado na prioridade 1 com uma operação de NoOP(). Isso pode ser usado em outras partes do dialplan para testar a existência de uma bridge de conferência específica. Esteja ciente de que existem possíveis corridas entre o teste da existência de uma bridge e a tomada de medidas com base nessas informações, considere, por exemplo, dois chamadores executando a verificação simultaneamente e, em seguida, tomando medidas especiais como "primeiro chamador" na bridge. O mesmo para sair, diretamente após a verificação, a bridge pode ser destruída antes que o novo chamador entre (criando uma nova bridge), por exemplo, e as ações de "primeiro membro" podem assim ser perdidas.
Desde a versão 15.4.0.
Define como os relatórios REMB são combinados de várias fontes para formar um. Um relatório REMB consiste em informações sobre a taxa de bits máxima estimada do receptor. Como um fluxo de origem pode ser encaminhado para vários receptores, os relatórios devem ser combinados em um único que é enviado ao remetente.
average - A média de todas as taxas de bits máximas estimadas é calculada e enviada ao remetente.
lowest - A taxa de bits máxima estimada mais baixa é encaminhada ao remetente.
highest - A taxa de bits máxima estimada mais alta é encaminhada ao remetente.
average_all - A média de todas as taxas de bits máximas estimadas é calculada de todos os receptores na bridge e um único valor é enviado a cada remetente.
lowest_all - A taxa de bits máxima estimada mais baixa de todos os receptores na bridge é calculada e enviada a cada remetente.
highest_all - A taxa de bits máxima estimada mais alta de todos os receptores na bridge é calculada e enviada a cada remetente.
force - A taxa de bits configurada em 'remb_estimated_bitrate' é enviada a cada remetente.
Desde a versão 16.15.0, 17.9.0, 18.1.0.
Quando 'remb_behavior' está definido como 'force', esta opção define a taxa de bits estimada (em bits por segundo) enviada a cada participante nos relatórios REMB.
Desde a versão 15.4.0.
Define o intervalo em milissegundos após o envio de uma solicitação de atualização de vídeo que as atualizações de vídeo subsequentes devem ser descartadas. Isso significa que, se enviarmos uma atualização de vídeo, descartaremos quaisquer outras solicitações de atualização de vídeo até que o intervalo de tempo configurado tenha decorrido. Isso evita o flooding de solicitações de atualização de vídeo dos clientes.
12.0.0
Usuários de conferência, conforme definido por um conf_user, podem ter um menu DTMF atribuído ao seu perfil quando entrarem na aplicação 'ConfBridge'.
A aplicação ConfBridge também tem a capacidade de aplicar menus DTMF personalizados a cada canal usando a aplicação. Como os perfis de usuário e bridge, um menu é passado para ConfBridge como um argumento no dialplan.
Abaixo está uma lista de ações de menu que podem ser atribuídas a uma sequência DTMF.
Observação Para ter o primeiro dígito DTMF em uma sequência como o caractere '#', você precisa escapá-lo. Se não for escapado, o processamento normal do arquivo de configuração pensará que é uma diretiva como #include. Por exemplo: A configuração de mudo é alternada quando '#1' é pressionado. #1=toggle_mute
Observação Uma única sequência DTMF pode ter várias ações associadas a ela. Isso é feito concatenando as ações e usando uma ',' como delimitador. Exemplo: O volume de audição e o volume de fala são redefinidos quando '5' é pressionado. '5=reset_talking_volume, reset_listening_volume'
playback(filename&filename2&...) - 'playback' reproduzirá um arquivo de áudio para um canal e retornará imediatamente à conferência. Este arquivo não pode ser interrompido por DTMF. Vários arquivos podem ser encadeados usando o caractere '&'.
playback_and_continue(filename&filename2&...) - 'playback_and_continue' reproduzirá um prompt enquanto continua coletando a sequência dtmf. Isso é útil ao usar um prompt de menu que descreve todas as opções de menu. Observe, no entanto, que qualquer DTMF durante esta ação encerrará a reprodução dos prompts. Os arquivos de prompt podem ser encadeados usando o caractere '&' como delimitador.
toggle_mute - Alterna a ativação e desativação do mudo. O mudo fará com que o usuário fique em silêncio para todos os outros, mas o usuário ainda poderá ouvir.
toggle_binaural - Alterna a ativação e desativação do processamento de áudio binaural.
no_op - Esta ação não faz nada (Nenhuma Operação). Seu único propósito real existe para poder reservar uma sequência na configuração como uma sequência de saída de menu.
decrease_listening_volume - Diminui o volume de audição do canal.
increase_listening_volume - Aumenta o volume de audição do canal.
reset_listening_volume - Redefine o volume de audição do canal para o nível padrão.
decrease_talking_volume - Diminui o volume de fala do canal.
increase_talking_volume - Aumenta o volume de fala do canal.
reset_talking_volume - Redefine o volume de fala do canal para o nível padrão.
dialplan_exec(context,exten,priority) - A ação 'dialplan_exec' permite que um usuário escape da conferência e execute comandos no dialplan. Depois que o dialplan sair, o usuário será colocado de volta na conferência. As possibilidades são infinitas!
leave_conference - Esta ação permite que um usuário saia da conferência e continue a execução no dialplan.
admin_kick_last - Esta ação permite que um administrador expulse o último participante da conferência. Esta ação só funcionará para administradores, o que permite que um único menu seja usado para usuários e administradores.
admin_toggle_conference_lock - Esta ação permite que um administrador alterne o bloqueio e o desbloqueio da conferência. Não administradores não podem usar esta ação, mesmo que esteja em seu menu.
set_as_single_video_src - Esta ação permite que qualquer usuário se defina como a única fonte de vídeo distribuída a todos os participantes. Isso fará com que o feed de vídeo fique preso a eles, independentemente de qual seja a configuração do 'video_mode'.
release_as_single_video_src - Esta ação permite que um usuário se liberte como a fonte de vídeo. Se 'video_mode' não estiver definido como 'none', esta ação fará com que a conferência retorne a qualquer modo de vídeo que o perfil da bridge esteja usando. Observe que esta ação não terá efeito se o usuário não for atualmente a fonte de vídeo. Além disso, o usuário não tem garantia de usar esta ação de que não se tornará a fonte de vídeo novamente. A bridge retornará a qualquer operação que a opção 'video_mode' esteja definida ao liberar a fonte de vídeo.
admin_toggle_mute_participants - Esta ação permite que um administrador alterne o estado de mudo para todos os não administradores em uma conferência. Todos os usuários administradores não são afetados por esta opção. Observe que todos os usuários, independentemente de seu status de administrador, são notificados de que a conferência está silenciada.
participant_count - Esta ação reproduz o número de participantes atualmente em uma conferência.
Desde a versão 12.0.0.
O parâmetro 'type' determina como um contexto no arquivo de configuração é interpretado.
user - Configure o contexto como um perfil de usuário.
bridge - Configure o contexto como um perfil de bridge.
menu - Configure o contexto como um menu.
Desde a versão 11.0.0.
Define como o ConfBridge lida com a distribuição de vídeo para os participantes da conferência. Observe que os participantes que desejam visualizar e ser a fonte de um feed de vídeo DEVEM estar compartilhando o mesmo codec de vídeo. Além disso, usar vídeo em conjunto com o buffer de jitter resulta atualmente no áudio estar ligeiramente fora de sincronia com o vídeo. Isso é resultado do buffer de jitter funcionando apenas no fluxo de áudio. É recomendável desativar o buffer de jitter quando o vídeo for usado.
none - Nenhuma fonte de vídeo é definida por padrão na conferência. Ainda é possível definir um usuário como uma fonte de vídeo via AMI ou ação DTMF a qualquer momento.
follow_talker - O feed de vídeo seguirá quem estiver falando e fornecendo vídeo.
last_marked - O último usuário marcado para entrar na conferência com recursos de vídeo será a única fonte de vídeo distribuída a todos os participantes. Se vários usuários marcados forem capazes de vídeo, o último a entrar é sempre a fonte, quando esse usuário sair, ele vai para o que entrou antes deles.
first_marked - O primeiro usuário marcado para entrar na conferência com recursos de vídeo é a única fonte de distribuição de vídeo entre todos os participantes. Se esse usuário sair, o usuário marcado para entrar depois dele se torna a fonte.
sfu - Selective Forwarding Unit - Define a operação multi-stream para uma conferência de vídeo multi-partes.
Desde a versão 15.0.0.
Define a quantidade de tempo em milissegundos após o envio de uma solicitação de atualização de vídeo que as atualizações de vídeo subsequentes devem ser descartadas. Isso significa que, se enviarmos uma atualização de vídeo, descartaremos quaisquer outras solicitações de atualização de vídeo até que o intervalo de tempo configurado tenha decorrido. Isso evita o flooding de solicitações de atualização de vídeo dos clientes.
Sintaxe:
Fonte: Asterisk Wiki