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Como fazer, com base em Asterisk Elastix, Trixbox, FreePBX, chamada em espera com música?

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By flavio soares 28 de abril de 2017 Deixe um comentário Ir para comentários

Como fazer, com base em Asterisk Elastix, Trixbox, FreePBX, chamada em espera com música?

 

Não há dúvida de que hoje a palavra-chave em telecomunicações é "Telefonia IP". Cada negócio já fez ou está considerando a mudança para Telefonia IP.

 

Desde 2009, a Lojamundi já conta com telefonia ip baseado em Asterisk. Quando começamos a considerar as várias plataformas, decidimos que queríamos trabalhar com uma solução de software / hardware que fosse muito rica em recursos. Porque começamos como uma empresa de CallCenter, sentimos que era crucial que o nosso sistema de telefone fosse fácil de navegar e tivesse um custo acessível.

 

Para esse fim, passamos muitas horas pesquisando os meandros dos sistemas de telefonia baseados no Asterisk mais populares do mercado e, finalmente, escolhemos a plataforma Elastix Open Source. Trabalhamos muito para desenvolver mensagens de voz criativas e profissionais e mensagens em espera. Passamos inúmeras horas testando a experiência do caller. Finalmente, concluímos o projeto e implantamos o novo sistema. Quase instantaneamente os Callers nos disseram como impressionado eles estavam com o nosso novo sistema, e estávamos muito animado para ver que todo o nosso trabalho duro valeu a pena.

 

Dentro de poucos dias, percebemos que os Callers que foram colocados em espera não estavam ouvindo a mensagem on-hold inteiro. Eles estavam ouvindo a mensagem começar desde o início após qualquer transferência ou a partir do mesmo local exato eles desligavam quando colocados em espera.

 

Tradicionalmente, as mensagens em espera são reproduzidas em um loop. Ao reproduzir as mensagens em um loop, o Caller pode inserir o anúncio em vários locais da rotação, aumentando sua chance de ouvir mais anúncios. As nossas mensagens on-hold trabalhavam de uma forma que não era simplesmente uma opção. Então, definimos um caminho para encontrar uma solução e nós fizemos!

 

Aqui está o conceito básico. Todas as plataformas baseadas em Asterisk - Elastix, Trixbox, FreePBX e muitos mais - têm um módulo para reproduzir música em espera. A maioria aceita arquivos .wav ou .mp3. As versões mais recentes também aceitam fluxos .mp3 também (esta é a chave). Para que isso funcionasse, nós simplesmente conectamos um Barix Instreamer 100 a um de nossos players on-hold e conectamos o Instreamer a nossa LAN. Em seguida, criamos uma nova fonte de música no Elastix e inserimos o endereço do fluxo do Instreamer e voilaaaa, colocando música em espera.

 

Se o objetivo é informar a pessoa que esta ligando, que o ramal destino está ocupado, você pode fazer uma fila especifica pra cada ramal.

[contexto]

exten => _1XX,1,NoOp(:: Ligação para o Ramal ::})
exten => _1XX,n,Dial(SIP/${EXTEN},60,tT)
exten => _1XX,n,Queue(${EXTEN},tT,,,)
exten => _1XX,n,Hangup()

exten => h,1,Hangup()

Nesta fila, você pode inserir uma música de espera genérica, que informe que o ramal destino está ocupado e será atendido em alguns instantes. Tem que setar
na configuração da fila (/etc/asterisk/queues.conf), o parâmetro "music".


[100]
autofill=yes
retry=1
strategy=ringall
timeout=10
music=espera
eventmemberstatus=no
eventwhencalled=yes
joinempty=strict
leavewhenempty=no
maxlen=4
wrapuptime=0
monitor-join=yes
monitor-format=wav
monitor-type=MixMonitor
member=SIP/100


Declarar dentro do /etc/asterisk/musiconhold.conf o áudio que vai utilizar.


[espera]
mode=files
directory=/var/lib/asterisk/mohmp3/espera/

 

E colocar o arquivo que você quer tocar, dentro desse diretório que declarou
acima.


Desta forma, se alguém ligar em um determinado ramal, e estiver ocupado, ele vai pular pra segunda linha, que vai jogar a ligação em uma fila. O áudio da
fila informará a pessoa pra aguardar e a ligação vai ficar na fila indeterminadamente até que o ramal possa atender.

 

Pareceu difícil? Não é. Este é apenas um exemplo das soluções criativas que nossa equipe oferece diariamente na Lojamundi. Se o seu sistema de telefone ip baseado em Asterisk está deixando seus Callers Loucos, repetindo a primeira parte de suas mensagens de espera várias e várias vezes, entre em contato conosco. Nós podemos ajudar!

 

Hoje a Lojamundi é uma das maiores empresas em Telefonia IP, Redes e Embarcados

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