Em tempos de conexões IP’s de alta velocidade, acesso à internet de banda larga, aplicativos e armazenamento em nuvem, está conectado e comunicar-se de maneira ágil e eficiente é quase que uma obrigação tecnológica ou condição vital para sobrevivência de uma empresa. São diversas soluções oferecidas no mercados e muita podem ser implementadas facilmente.
Você provavelmente conhece ou já ouviu falar sobre a telefonia IP ou VoIP como inicialmente foi conhecido o serviço de comunicação de voz na internet. Mas afinal de contas o que são essas conexões de telefonia VoIP e como posso utilizá-las em minha empresa?
O VoIP é a terminologia utilizada para representar a tecnologia de comunicação de voz utilizando a rede de dados, ou em larga escala a internet propriamente dita. Essa nomenclatura vem de Voice over IP (VoIP), definição em inglês para voz sobre IP.
Existem diversos protocolos e padrões estabelecidos para que uma comunicação VoIP ocorra, mas o mais conhecido, com maior abrangência e reprodução em dispositivos como telefones IP, centrais telefônicas e softphones é o protocolo SIP.
O Protocolo de Inicialização de Sessão, ou simplesmente SIP é um agente multimídia responsável por iniciar sessões de comunicações interativas entre vários utilizadores VoIP. O SIP mantém essa comunicação a partir da camada de Aplicação do TCP/IP, podendo criar chamadas no formato unicast ou multicast compartilhadas por dois ou vários clientes simultâneos, que podem fazer parte da sessão inicial ou podem ser adicionados a uma conexão que já esteja em curso. Todas essas sessões podem controladas pelos usuários do circuito de voz (centrais de telefonia IP).
A telefonia IP baseada em VoIP sofreu bastante em seu início com a desconfiança quanto a qualidade do áudio das chamadas, estabilidade e segurança das ligações e consumo, devido ao fato de poder estar conectada à internet.
O crescimento do serviço de telefonia IP em todo o mundo e a disseminação da informação técnica ambos associados à evolução das redes de telecomunicações, com velocidades cada vez maiores, a partir dos links em fibra óptica e um maior alcance dessas malhas, garantiram a qualidade dessas comunicações, trazendo inúmeras vantagens em comparação às redes analógicas de telefonia e aumentando a confiança em sua utilização.
Alguns Telefones IP, Gateways ou ATAS podem sinalizar por meio do Protocolo SIP, nas portas de vão 5060, 5062, 5064, 5068... Já o tráfego da mídia ocorre no range que vai de 10k a 20k configurados por padrão de fábrica.
Exemplo:
Os gateways da Grandstream por padrão de fábrica utilizam as portas 5060 e a 5062 para seus canais fxo e fxs. Nos casos de equipamentos com mais canais é possível utilizar outras portas.
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O fato de ser um serviço essencialmente IP exige alguns cuidados quanto a segurança e algumas políticas podem ser aplicadas em sua empresa para aumentar o nível proteção e reduzir as falhas nas conexões de voz sobre IP (VoIP). Os protocolos de comunicação já trazem a estrutura de segurança e suportam várias implementações a nível de firewall, permissões, roteamento, etc.
O conceito de portas fixas é aplicado dentro da estrutura que compõe a sinalização baseada em SIP, permitindo a utilização de proxys e liberações amarradas à endereço IP, senhas fortes e até mesmo endereços de MAC dos computadores da sua empresa, o que aumenta bastante a segurança da rede interna. Portanto é possível definir endereços e portas de acesso às suas conexões SIP.
Todos níveis de seguranças precisam ser testados ao máximo sempre analisando a qualidade e efetividade das chamadas conectadas. Mas para que de fato exista uma comunicação é necessário utilizar o Real-Time Transfer Protocol (RTP), responsável por transportar os dados da comunicação, no caso de uma chamada telefônica, esse protocolo transporta a voz em tempo real sem a necessidade de garantia e controle mais apurado da comunicação, para que haja atrasos na conversa.
tráfego desse tipo de dado.
No UDP, a comunicação se dá em uma ponta e, se por algum motivo um segmento falha, isso é ignorado e o todo o fluxo correto continua pelo caminho da comunicação.
Diferentemente do protocolo TCP, o UDP não é orientado à conexão;
Não é confiável como o TCP, ele não garante a entrega completa dos dados, isso é muito importante para comunicação de voz, permitindo que exista uma comunicação inteligível;
É preciso que dividamos manualmente os dados em datagramas (entidades de dados);
Não garante a sequência da entrega, portanto, os dados podem chegar em uma ordem aleatória;
Essas são algumas das características e funções da Telefonia baseada em IP (VoIP)
Até o próximo artigo, Lojamundi - Tecnologia sem limites.