A Diferença entre FXO e FXS
A-Diferenca-entre-FXO-e-FXSblog_image_banner

A diferença entre FXO e FXS

A tecnologia VoIP, em alguns momentos, pode parecer um pouco mais complexa para pessoas acostumadas com telefonia analógica.

Existe um grande número de empresas que já fizeram a migração do sistema analógico para o VoIP devido a economia e outros benefícios que o sistema de Voz sobre IP proporciona.

Separamos alguns detalhes do sistema VoIP e vamos mostrar a diferença entre tecnologia FXO e FXS, esclarecendo a função de cada termo. São comuns dentro do sistema de telefonia IP.

Outro grande termo que devemos abordar antes de falarmos sobre o FXO/FXS é o ATA. Então, vamos lá!

O que é ATA?


É um adaptador para telefones analógicos cuja sua função é transformar um número IP VoIP, seja ramal ou um número de lista em um sinal analógico para uso de telefone com aparelho convencional, desta forma é possível realizar ligações com equipamentos analógicos. 

Esse equipamento é ideal para usuários que possuem uma grande estrutura telefônica e desejam migrar para a telefonia VoIP.

O ATA permite a integração de uma linha IP VoIP como linha de entrada em um sistema PABX comum ( Centrais PABX tipo: conecta, modulari e impacta da fabricante Intelbras).

Portas FXO e FXS em um ATA


Os ATAs podem contar com 1 ou 2 portas FXO ou FXS e ainda 1 ou 2 conexões de portas Ethernet. Para entender melhor, os equipamentos que possuem mais de 2 portas são chamadas de Gateways.


Portas FXO e FXS: a diferença!

FXS

O FXS ou Foreign Exchange Subscriber, é a interface que dispõe sinal aos telefones com sistemas analógicos. De uma maneira complexa podemos concluir que é o plug que fica na parede e fornece o tom da discagem, o som e a energia.

Na ausência do ATA, um telefone, na maioria dos casos, está conectado diretamente em uma entrada FXS, fornecida por uma operadora de telefonia.

Os Gateways FXS que estão sendo comercializados no mercado, podem ter 4, 8, 16, 24, 32 ou 48 portas. Os Gateways geralmente são usados em empresas que começaram a utilizar uma estrutura analógica junto com a tecnologia de Voz sobre IP, realizando a conexão entre os equipamentos telefônicos convencionais nos Gateways FXS.

FXO

A sigla FXO significa Foreign Exchange Office. A porta FXO  é uma interface que faz a recepção do sinal da linha analógica da operadora de telefonia ou de uma central PABX.

A porta FXO mostra se o telefone está colocado no gancho ou fora dele. O equipamento que está com conexão a essa porta pode ser chamado de FXO.

De forma simplificada, podemos entender a porta FXO como uma conector que é colocado na parede por meio de um cabo, a fim de receber as informações da operadora telefônica.

Para transformarmos uma linha analógica em uma conexão VOIP, é necessário um Gateway, para conectá-lo a porta FXO.

Caso o seu estabelecimento possua linhas analógicas e você deseja migrá-las para o VoIP, existem 2 formas. A primeira é utilizar um Gateway FXO e a segunda é fazer a portabilidade para uma linha digital.


As portas FXO e FXS no mesmo sistema

Mesmo sendo e possuindo objetivos diferentes, as portas FXO e FXS  são complementares. Existem casos que a porta FXO  deve realizar a conexão com a porta FXS .

A interface FXS, é a que possibilita o acesso do telefone à rede da operadora de telefonia. FXO e FXS podem estar em pares, muito parecido a um plug macho e fêmea.

O FXS quando trabalha em união com o FXO, tem como foco, receber sinal de uma central PABX ou de uma operadora telefônica.

O FXS é uma porta de saída do sinal de telefonia e a porta de entrada é o Gateway FXO, é voltada para fazer a conexão de linhas analógicas de telefonia com o sistema de telefonia digital.

Esperamos ter lhe ajudado, até o próximo conteúdo LojaMundi.


ENTRE EM CONTATO COM A LOJAMUNDI.

Assine nossa Newsletter! É gratuito!

Cadastre seu nome e email para receber novidades e materiais gratuitos da Lojamundi.