Como gerenciar o desempenho de funcionários remotos
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O trabalho remoto é o futuro. Neste ponto, está além do argumento: pesquisas sugerem que 50% da força de trabalho dos EUA em breve estará remota, e cerca de três quartos das empresas globais já oferecem opções de trabalho flexíveis, com a maioria afirmando que viram um aumento em ambos lucros e produtividade.

A medida que o trabalho remoto se tornou mais comum, sua imagem também evoluiu. Onde antes as pessoas presumiam que o trabalho remoto significava passar o dia de pijama, digitando ociosamente em seu laptop, agora a ideia de ficar algemado a sua mesa das 9 às 5 parece desatualizada. Para as próprias empresas, o trabalho remoto traz muitos benefícios: além de aumentar a produtividade, ele reduz os custos do negócio, permite que você acesse um pool de talentos mais amplo, aumenta a retenção de funcionários e ajuda a administrar um negócio mais verde e sustentável.

Mas é claro, o trabalho remoto não é só diversão e jogos! Como qualquer coisa, existem prós e contras. Como você gerencia uma pessoa que nunca conheceu - quanto mais saber como medir seu progresso, construir relacionamentos de sucesso ou permitir uma colaboração sem atrito? Como você pode saber quando um membro da equipe está esgotado ou quem tem capacidade? Como você garante que os funcionários de suporte remoto atendam às suas prioridades e como você os incentiva sem micro gerenciamento? Vamos decompô-lo.


As melhores ferramentas de gerenciamento de equipe remota


O aumento do trabalho remoto foi atendido com um aumento nas ferramentas e aplicativos para ajudar a gerenciar o desempenho do funcionário remoto. Para maximizar a eficiência dos funcionários remotos e apoiar sua equipe, você precisa de visibilidade sobre o que eles estão fazendo. A melhor oferta é exatamente isso sem ser intrusiva ou assustadora. Algumas ferramentas essenciais de gerenciamento remoto de funcionários incluem:


Trello


É uma das ferramentas de gerenciamento de projetos mais populares do mundo por um bom motivo. O Trello permite que você organize e priorize tarefas e projetos e, em seguida, acompanhe seu progresso em um espaço limpo. É particularmente útil para configurar fluxos de trabalho de equipe remota, alocar tarefas e enviar documentos. Todos têm total visibilidade dos esforços da equipe.


Timely


O único aplicativo de que você precisa para ver exatamente onde seus funcionários remotos passam o tempo todo. Ao contrário do controle de tempo tradicional, o Timely rastreia tudo em que os funcionários trabalham automaticamente e usa para criar planilhas de ponto para eles. As horas extras, carga de trabalho, atividade e capacidade de cada funcionário podem ser acompanhadas a partir do "Painel de pessoas" global, garantindo que você sempre saiba no que as pessoas estão trabalhando e se precisam de suporte. Útil para monitorar KPIs de funcionários também.


Slack


O equivalente digital a falar cara a cara, o Slack é essencial para uma comunicação e coordenação diárias rápidas. É a ferramenta ideal para resolver pequenos bloqueadores, compartilhar atualizações rápidas e ficar por dentro. Apenas certifique-se de que não se torne indisciplinado e improdutivo.


Como escolher as ferramentas certas


Quando se trata de escolher as ferramentas de gerenciamento de equipe remota, você precisa agir com cuidado, ninguém quer sentir que está sendo espionado. Embora os aplicativos mencionados acima sejam todos comandados por funcionários, muitas ferramentas de gerenciamento remoto apresentam desvios de energia infelizes que funcionam contra os funcionários.

Frequentemente, eles usam táticas assustadoras como capturas de tela e rastreamento de pressionamento de tecla para a polícia. Portanto, certifique-se de escolher uma ferramenta de rastreamento liderada por funcionários que conduza com confiança. Qualquer ferramenta que você estiver usando deve explicar de forma abrangente como os dados de um funcionário são tratados. O gerenciamento remoto de equipe simplesmente não funcionará se as pessoas não se sentirem confortáveis usando suas ferramentas.

Você também precisa garantir que suas ferramentas de gerenciamento não criem trabalho extra para sua equipe. Elas devem ser as mais leves, ser intuitivas, de fácil utilização e fazer um bom trabalho. Esteja atento àqueles que usam IA e automação para diminuir os esforços repetitivos.

Diminuir as curvas de aprendizado e aumentar a absorção de recursos são importantes. Todos devem ser capazes de começar a trabalhar rapidamente e saber como usar a ferramenta. Procure uma integração simples, interface de usuário clara, suporte rápido ao cliente e bons recursos de aprendizagem. Ferramentas que se especializam em uma área podem lhe dar mais valor do que aquelas que prometem resolver tudo, você não quer acabar pagando por uma algo que acaba não usando.


Melhor prática para gerenciamento de desempenho remoto


Com as ferramentas certas, gerenciar equipes remotas não é especialmente difícil ou diferente de gerenciar pessoas internamente. Existem apenas alguns princípios básicos que você precisa manter em mente para manter sua equipe remota feliz, ouvida e apoiada.


1. Visibilidade da equipe


Se seus funcionários remotos estão espalhados por todo o mundo, manter o controle de quem está trabalhando pode parecer assustador, mas, com as ferramentas certas, você pode ver no que todos estão trabalhando sem complicações. O primeiro requisito é a visibilidade sólida da equipe, não para que você possa micro gerenciá-la, mas para que possa entender o progresso, oferecer suporte atencioso e manter todos na mesma direção.

As equipes remotas precisam se sentir confortáveis com esse nível de visibilidade. Você precisa comunicar claramente que as ferramentas de gerenciamento de desempenho não estão sendo usadas por algum motivo sinistro; eles ajudam toda a equipe a se manter coordenada. Todos precisam ser capazes de ver rapidamente quais tarefas estão sendo realizadas por quem, quando provavelmente serão concluídas e o que um colega está agendado em seguida. Obviamente, se você estiver usando ferramentas que protegem a privacidade dos funcionários e atendem aos seus interesses, isso não deve ser uma venda difícil.


2. Manter uma carga de trabalho saudável


A visibilidade da equipe de suporte remoto também ajuda a garantir que todos os funcionários tenham uma carga de trabalho saudável. Quando você está trabalhando remotamente, você não tem a mesma separação física entre o trabalho e a casa; você não pode simplesmente sair do escritório e deixar seu trabalho para trás quando for embora. Por causa disso, é fácil se sentir estressado, cansado ou ansioso, e ficar exausto.

Ao ver a carga de trabalho de cada funcionário, você pode monitorar o esgotamento e equilibrar a carga de trabalho de toda a sua equipe também. Se um funcionário claramente tem muito o que fazer e outro tem espaço para ajudar, você pode realocar recursos rapidamente. Isso garante que todos estejam trabalhando de forma saudável dentro de sua capacidade semanal, protegendo as pessoas dos piores efeitos do “envolvimento excessivo”.


3. Apoiar a autonomia do trabalhador remoto


A confiança é essencial para um trabalho remoto bem-sucedido. Os gerentes precisam ter certeza de que cada membro remoto é autodisciplinado, no controle de sua própria produtividade e confortável trabalhando sem supervisores. Mas essa confiança é válida para os dois lados, e os funcionários remotos também devem se sentir confiáveis para trabalhar da maneira que acharem melhor.

As ferramentas certas podem realmente incentivar os trabalhadores remotos a assumir o controle de seu próprio desempenho produtivo. Com um espaço privado para analisar sua atividade, eles podem identificar como trabalham melhor, entender o que os impede e ficar atentos à forma como se distraem. Com esses insights, os funcionários podem introduzir mudanças eficazes para dominar seu próprio fluxo de trabalho, seja isso significa tentar uma nova estrutura de trabalho, terceirizar o trabalho de baixo valor para novas ferramentas ou lidar com processos excessivos.

Em última análise, você deseja chegar ao ponto em que colegas remotos trabalhem juntos perfeitamente, sem a necessidade de um chefe ou gerente para entrar. Ao confiar em sua equipe remota para descobrir as maneiras mais adequadas para eles, você está permitindo que eles se tornem mestres de seu próprio tempo, e no mundo do trabalho remoto, essa autonomia e senso de propriedade vão longe.




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