O trabalho remoto não é uma tendência - é o futuro
O-trabalho-remoto-nao-e-uma-tendencia---e-o-futuroblog_image_banner

A pandemia do COVID19 forçou organizações no mundo todo a adaptar ao trabalho remoto - sem aviso. Com companhias inteiras agora trabalhando em casa, a forma de se comunicar mudou completamente, assim como as ferramentas que precisam para isso. De repente, todas as empresas precisavam de um desktop e mobile para suportar os trabalhadores remotos, vídeo se tornou requerimento e headsets eram mais demandados do que celulares. Para nós no setor de tecnologia de comunicação, nos forçou a rapidamente se ajustar às novas soluções remotas que nossos clientes precisavam, alterando a indústria mais do que qualquer coisa em uma geração.

No entanto, essa mudança repentina no cenário serviu como um estudo de caso do que a
tecnologia de próxima geração poderia fazer pelo nosso mundo e, portanto, forneceu uma janela para o futuro da tecnologia de comunicação. Por causa de todos os benefícios que oferece às empresas, funcionários e sociedade em geral, o trabalho remoto não é uma tendência - é o futuro. Como resultado, a tecnologia de comunicação que não oferece suporte ao uso remoto seguro e flexível será rapidamente deixada de lado.

Embora tenha sido necessária uma pandemia global para forçar o problema, as empresas em todo o mundo estão provando que não apenas o trabalho remoto é eficaz, mas também fornece benefícios financeiros, de produtividade e operacionais. Como resultado,
70 por cento do plano do fundador é permitir que alguns ou todos os seus funcionários continuem a trabalhar remotamente, de acordo com a Entrepreneur Magazine. Este blog destacará as muitas razões pelas quais o trabalho remoto é o futuro e o que isso significa para a indústria de tecnologia de comunicações. Vamos começar dando uma olhada nos benefícios que o trabalho remoto oferece.

Economia de custos - A medida que os funcionários estão provando que podem ser tão ou mais produtivos em casa, muitas empresas já estão descartando seus grandes e caros escritórios em favor de uma força de trabalho amplamente remota. O custo recorrente dos imóveis comerciais não é apenas uma das maiores despesas de uma empresa, mas também deve ser mobiliado, mantido e protegido - adicionando custos adicionais.

Aumento da produtividade e rotatividade dos funcionários - Muitos estudos comprovam que, quando têm a oportunidade de trabalhar remotamente, os funcionários ficam mais felizes e produtivos. 80% dos trabalhadores remotos relatam ter um rendimento mais alto quando trabalham remotamente, e 70% desses mesmos entrevistados relataram menor absenteísmo. Em termos de produtividade, 86% dos funcionários afirmam que são mais produtivos quando não têm as distrações habituais do escritório (Global Workforce Analytics). Os empregadores que ofereceram a opção de trabalhar em casa em 2018 viram as taxas de rotatividade cair mais de 50% (Stanford).

Mais acesso ao talento - Agora que eles têm as ferramentas para garantir que qualquer funcionário possa ter sucesso em qualquer lugar e tenham experiência em fazê-lo, as empresas agora podem contratar funcionários realmente em qualquer lugar do mundo. Isso poderia expandir muito o talento e os recursos aos quais qualquer empresa tem acesso.

Sem deslocamento e os benefícios sociais, para funcionários e negócios resultantes - O deslocamento diário médio nos Estados Unidos é de 54 minutos (Washington Post), na Europa é de 1 hora e 24 minutos e provavelmente são mais longos em grande parte da Ásia. Cortar nossos deslocamentos abre mais tempo pessoal, elevando o desempenho dos funcionários e aumentando a produtividade, ao mesmo tempo que elimina uma importante fonte de absenteísmo e distração. Em uma escala macro, cortar o deslocamento diário teria um grande impacto em nosso meio ambiente, reduzindo uma das maiores fontes de poluição - o transporte. Menos tráfego e congestionamento também significam cidades mais habitáveis ​​e agradáveis.

Então, o que tudo isso significa para a indústria de tecnologia de comunicação? Aqui estão as quatro mudanças mais importantes que irão moldar a próxima
geração da indústria.

1. Todas as plataformas de comunicação devem agora suportar o acesso remoto seguro e permitir que os funcionários trabalhem em qualquer lugar, a qualquer hora, em qualquer dispositivo

O crescimento maciço das plataformas em nuvem em 2020 prova que empresas de todos os tipos estão migrando para ferramentas remotas seguras e flexíveis. Essa mudança provou ser a melhor para as
empresas e seus funcionários, e o que é melhor para o cliente tem que ser melhor para o setor. Aqueles no setor que não ajustam seu modelo de negócios a essa nova realidade remota provavelmente serão deixados na poeira.

2. Maior aceleração na adoção de plataformas de comunicação em Cloud e crescimento no mercado de dispositivos de colaboração pessoal

A tecnologia Cloud está pronta para oferecer suporte a uma força de trabalho flexível há anos. Fosse por falta de confiança na nuvem, falta de confiança em funcionários remotos ou ambos, a sociedade ainda não estava preparada para adotá-la até então. Agora que muitas empresas experimentaram os benefícios do trabalho remoto, será fundamental para elas oferecer suporte a uma força de trabalho flexível que está avançando, e as plataformas em nuvem provaram ser a maneira mais perfeita e poderosa de fazer isso.

Um resultado direto da adoção da plataforma em nuvem é o crescimento do mercado de dispositivos de colaboração pessoal, que já havia aumentado nos últimos anos.
Fones de ouvido e webcams permitem que as empresas garantam que seus funcionários remotos possam sempre se comunicar com a mais alta qualidade possível, e seu custo acessível os torna estéreis.

Outra coisa a se observar é a possibilidade de que o Microsoft Teams e provedores semelhantes migrem para um modelo de hardware de integração aberta. Essa possibilidade, frequentemente comentada, tornaria ainda mais fácil para as empresas adotar a nuvem, garantindo que pudessem se integrar a qualquer
hardware que já existissem e provavelmente levaria o mercado ainda mais para a nuvem.

3. O vídeo não é mais um recurso interessante - é um requisito

O vídeo fornece a conexão mais pessoal e constrói relacionamentos mais do que a voz, o que é muito mais importante porque muitas empresas ficam remotas. A UC Today relatou um aumento de 200% no uso de vídeo em todos os principais fornecedores até junho, mesmo com o declínio esperado nos sistemas tradicionais de videoconferência baseados em sala. Para provar a grande oportunidade que o vídeo continuará a ter, 87% dos millennials (futuros tomadores de decisões de negócios) relatam que o vídeo tem um impacto positivo nas comunicações comerciais, enquanto apenas 25% relatam que o usam no trabalho (Cisco).

4. Maior dependência de Wi-Fi para implantações no local

Essa era uma tendência mesmo antes do COVID19, pois a tecnologia Wi-Fi agora é tão rápida e segura quanto as conexões com fio. Em comparação com a implantação tradicional com fio, o Wi-Fi é mais rápido e fácil de instalar, elimina quilômetros de cabos desnecessários, caros e não confiáveis, permite uma expansão muito mais fácil, fornece mais mobilidade com maior alcance e otimiza todo o tráfego em uma rede comum. O escritório sem fio ecologicamente correto já estava ganhando impulso e agora com o crescimento das ferramentas web e móveis, a probabilidade de os dispositivos se moverem entre a casa e o escritório e a necessidade de permitir que os funcionários trabalhem em qualquer lugar em um ambiente físico, as implantações de Wi-Fi tornar-se a norma.


O COVID19 não está forçando a mudança da tecnologia de comunicação - está nos ajudando a finalmente evoluir. Plataformas de comunicação flexíveis que permitem às empresas trabalhar em qualquer lugar já existem há anos e acredito que sempre foram as melhores para o cliente. No entanto, esse modelo era diferente daquele a que estávamos acostumados. Agora que as empresas receberam um curso intensivo de trabalho remoto e os benefícios do trabalho flexível estão se tornando óbvios, não há como voltar atrás. É hora de a indústria de comunicação evoluir para a próxima geração - uma geração de ferramentas flexíveis e remotas que podem ser acessadas em qualquer lugar.


ENTRE EM CONTATO COM A LOJAMUNDI.

Assine nossa Newsletter! É gratuito!

Cadastre seu nome e email para receber novidades e materiais gratuitos da Lojamundi.