Vamos começar falando sobre o que é o gateway de voz (também chamado de GW). O gateway de voz é um dispositivo muito parecido com o roteador, entretanto, ao invés de ser usado para transmitir o sinal de internet, ele transmite áudio. É um adaptador com vários tipos de tecnologias e com alta capacidade, sendo útil para converter todas as estruturas de telefonia em apenas uma.
O gateway de voz consegue converter tecnologias como a analógica em IP, IP em GSM, ou outra de sua escolha. A partir disso, ele estabelece uma conexão entre a rede VoIP e as linhas analógicas da sua empresa.
Seu principal objetivo é usar as rotas configuradas para realizar o encaminhamento de chamadas. O gateway de voz pode estar conectado a uma central telefônica ou um softwitch para esta função.
O gateway de voz atua como um intermediador, ele conecta sistemas e dispositivos que usam tecnologias distintas entre si, criando uma passagem de um ambiente para o outro. Por essa razão, o seu nome em português é "portão" ou "portal". Dentro da tecnologia VoIP, os gateways servem para realizar a conversão e conexão entre sistemas diferentes, possibilitando que eles interajam eficientemente.
Dessa forma, telefones celulares, computadores e/ou telefones analógicos se tornam capazes de se conectar e de estabelecerem uma comunicação adequada, para realizar ou receber chamadas. Atualmente, os mais importantes gateways de voz são os FXS e FXO, tecnologias que criam uma conexão entre uma rede telefónica analógica e uma rede digital.
Nos últimos anos, o gateway de voz tem ganhado cada vez mais relevância no mercado, de acordo com que a internet vem evoluindo no nosso país. Na época que os primeiros dispositivos VoIP começaram a ser comercializados no Brasil (no começo dos anos 2000), ainda estávamos no começo da banda larga.
No começo, não havia estrutura para receber um tráfego tão pesado e simultâneo. Por causa dessa lerdeza na internet, ainda não era possível entregar um serviço VoIP de qualidade.
De modo que a internet ia avançando e ficando cada vez mais rápida, a tecnologia VoIP foi se tornando melhor vista no mercado, principalmente para pequenas e grandes empresas. As organizações que já contam com filiais e muitos funcionários, podem diminuir os gastos mensais das contas de telefone usando o roteamento inteligente de chamadas e os ramais IP distribuídos, é possível interligar empresas (matriz e filiais, por exemplo), com uma configuração mais rápida e fácil.
Ademais, tendo um gateway se torna possível aproveitar a estrutura de rede da empresa também na telefonia, reduzindo o custo de projetos futuros. O gateway também possibilita escolher a linha mais adequada e barata para todos os tipos de chamadas. Por exemplo, utilizar um gateway GSM faz com que as ligações para celular custem menos.
Aderir este tipo de equipamento à sua infraestrutura de rede pode garantir muitas vantagens. Torna a comunicação muito mais eficiente, e possibilita economizar e monitorar de forma remota.
Confira os Benefícios Abaixo:
Ao usar um gateway, as empresas se abstêm da necessidade de possuir uma infraestrutura específica para telefonia, pois basta aproveitar o cabeamento de rede local. Também não haverá preocupação com contas telefônicas.
O gateway permite interligar todas as interfaces: ao realizar uma chamada, você pode escolher qual a rota mais adequada e econômica. Por exemplo, quando for ligar para um celular, a ligação será realizada através da interface de telefonia móvel, e pela operadora mais barata. Isso reduzirá notavelmente as suas contas.
Ao utilizar a tecnologia VoIP, o monitoramento de chamadas e estruturas passam a ser feitos online. É possível acompanhar detalhadamente o registro de chamadas, o estado do ramal, e o funcionamento de cada equipamento. Em caso de falha de comunicação, é feito um aviso por meio do status de performance em um sistema web.
O gateway de voz é capaz de converter uma tecnologia em outra, ou seja, ele pode por exemplo: de VoIP para Analógico ou de Analógico para GSM. Os gateways são todos conectados em uma única rede de internet, e ainda permite que o usuário centralize o acompanhamento de qualidade do atendimento e a manutenção da infraestrutura.
CIP 850: Conta com 8 entradas analógicas que servem tanto para linhas quanto para ramais analógicos, além de espaço para 50 ramais IP. Esse equipamento é perfeito para empresas que buscam por versatilidade e uma maior mobilidade através de ramais IP, que também podem ser usados em smartphones, tablets, notebooks e PCs. Outras de suas funções são:
Solução de PABX para pequenas empresas. Funciona como central telefônica e realiza a conversão da tecnologia Analógica em IP. Uma de suas maiores vantagens é o maior controle e gerenciamento de chamadas, além de custos menores.
Gateway. Disponibiliza uma maior quantidade de ramais para a empresa, seleciona a rota mais adequada para a chamada (o que reduz os custos), e ainda pode conectar locais diferentes de trabalho, realizando chamadas sem custo entre esses locais.
Também é incluso no CIP 850 a função Consulta, que é capaz de mitigar boa parte do custo em chamadas para celular. Isso é possível porque o número é direcionado a uma central de consulta, que analisa e responde informando qual a operadora em questão. Dessa forma, a chamada poderá ser realizada a partir da mesma operadora, economizando bastante.
Antigamente, o monitoramento via câmeras de segurança só era possível através da tecnologia analógica, que armazenava as imagens com recursos locais. Sem falar que, ainda não existiam recursos inteligentes de identificação de delitos ou que informassem quando é necessário realizar a manutenção.
Entretanto, em algum momento nos foi apresentado a tecnologia IP, que mudou completamente esse cenário. A partir disso, a Havan viu uma ótima oportunidade de modernizar seu sistema de segurança/videomonitoramento. Ao investir nessa nova tecnologia, esperava-se melhorar a qualidade e resolução das câmeras e ter um monitoramento mais inteligente.
Foi nesse momento que a Havan migrou seu sistema de telefonia analógico para a tecnologia IP, por meio da customização da central telefônica CIP 850, trazendo economias para a comunicação entre os colaboradores de toda a rede ao migrar o sistema para a nuvem.
Com essa migração, tornou-se possível integrar as câmeras de vigilância, alarmes e controle de acesso sem nenhuma dificuldade, sem contar que, todas as funcionalidades e tecnologias inteligentes se encontram em uma única plataforma simples de usar.
O sistema melhora a performance dos dispositivos, com controle da operação, velocidade ao procurar as gravações e centralização do sistema de todas as lojas em um único ponto, reduzindo custos.
Vale ressaltar também, que com ao mudar para a tecnologia IP há uma redução de custos operacionais e sistematização da área de prevenção de perdas. Mesmo que as gravações continuem sendo armazenadas em servidores locais, o acesso às câmeras de segurança passa a ser feito remotamente, através de um servidor centralizado.
No geral, toda estrutura de segurança, que possua mais de 2 mil câmeras, é monitorada por 3 ou 4 operadores por turno. Mesmo caso ocorra algum erro/falha, o sistema não para de funcionar, e continua com todos os recursos do VMS ainda acessíveis.
Sem contar que, o Security Center Intelbras Edition, no momento em que ocorra alguma falha ou desligamento de um aparelho, emite um alarme imediato, para ter certeza de que o problema seja identificado rapidamente e que a manutenção necessária seja realizada.
Confira as soluções de Gateway e derivados INTELBRAS na LOJAMUNDI abaixo.
Adaptado de: Intelbras, O que é um gateway de voz? Saiba como funciona e as vantagens.