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Usando o UniFi Software Controlador

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By flavio soares 21 de junho de 2017 Deixe um comentário Ir para comentários

Usando o UniFi Software Controlador

 

O software UniFi Controller que vem com o sistema UniFi Enterprise WiFi tem uma interface baseada em navegador para fácil configuração e gerenciamento.

 

Para acessar a interface, execute as seguintes etapas:

 

1. Inicie o aplicativo UniFi Controller se ainda não tiver sido iniciado.

 

 Usuários de Mac: Go > Applications > UniFi

 Usuários Windows: Start > All Programs > UbiquitiUniFi.

 

1. Aparecerá a tela de login UniFi. Digite o nome e a senha do administrador nos campos apropriados e clique em Login.



Opções comuns de interface

 

As opções de interface comuns são acessíveis a partir de todas as guias na interface UniFi.


Pontos de acesso


Conectado:  lista suspensa dropable em todos os pontos de acesso que estão online.

 

Desconectado:  Exibe uma lista de Pontos de Acesso que estavam anteriormente online, mas que não estão mais acessíveis.

 

Pendente: pendente lista clicável de todos os pontos de acesso que ainda não estão gerenciados, mas estão disponíveis para gerenciamento.

 

Estações


Usuários: Exibe o número total de usuários conectados à rede principal.


Convidados:  Exibe o número total de usuários conectados à rede de convidados.


Eventos recentes

 

Exibe uma lista de eventos recentes, incluindo a data e hora em que o evento ocorreu e os detalhes do evento. Os nomes do Usuário e do Ponto de Acesso são links clicáveis.


 
 
 

Controle deslizante de eventos:  Mova o controle deslizante para a direita e para a esquerda para navegar entre as páginas de eventos.

 

Pesquisa:  Permite que você insira o texto que deseja pesquisar. Simplesmente comece a digitar, não há necessidade de pressionar Enter.

 

Clicando em um link de dispositivo de eventos

 

As mensagens de eventos têm links clicáveis [em suportes sublinhados em texto cinza] para AP , usuário e convidado , Usuário e Convidado . Os detalhes variam de acordo com a seleção.



Alertas

 

Eventos importantes são exibidos na janela de alertas. A data e a hora do evento e a mensagem são exibidas.



Pesquisa:  Permite que você insira o texto que deseja pesquisar. Simplesmente comece a digitar, não há necessidade de pressionar Enter.

 

Mostrar arquivado: Mostra todas as mensagens de alerta que foram arquivadas.

 

Arquivar tudo: Arquivar todas as mensagens de alerta exibidas na tela.

 

Adotar:  Clique para adotar um ponto de acesso que aguarda a adoção.

 

Arquivo:  Arquiva a mensagem de alerta selecionada.


Configurações


 

 

Configurações relacionadas ao Sistema System.

 

    Portal e políticas do Guest Control Guest.

 

   Wireless Networks  Redes sem fio.


  Dispositivos bloqueados Lista de dispositivos sem fio bloqueados.

 

 

Admin Settings:   Admin username, password and preferences.

 

   User Groups  User Group settings.

 

Configurações> Sistema

 

 

 

 

Configuração do sistema

 

Nome do sistema: Campo editável com o nome do sistema.

 

País:  Selecione seu país na lista suspensa.

 

Serviços

 

 Atualização automática: Quando ativada, esta opção atualizará automaticamente o firmware quando uma atualização estiver disponível.

 LED: Quando ativado, o LED no Ponto de Acesso se acenderá. Quando desativado, o LED desligará.

 Digitalização em segundo plano: Quando esta opção está habilitada, todos os pontos de acesso

 

Digitalizar agora: Quando clicado, todos os Pontos de acesso gerenciados digitalizarão em todos os mapas por dois a três segundos. Novos pontos de acesso em seu estado padrão aparecerão abaixo


Pontos de acesso> Pendente.

 

Registro remoto: Logging para definir um servidor syslog remoto. Digite o endereço IP e a porta do servidor syslog.

 

Clique em Aplicar para salvar as alterações que você fez.


Servidor de e-mail

 

Quando habilitado, a UniFi enviará alertas de e-mail quando acionado (Pontos de acesso pendentes e pontos de acesso desconectados) ao endereço de e-mail do administrador especificado em

 

Settings > Admin Settings > Admin Preferences > Email Alert.



Servidor SMTP


Ativar selecionando a caixa de seleção e inserindo o nome do servidor de correio de saída (SMTP).

 

Opcionalmente, você pode habilitar o Secure Sockets Layer (SSL) para fornecer segurança de comunicação pela Internet. O número da porta mudará automaticamente para 465.

 

Ative a autenticação:  Permitir selecionando a caixa de seleção e inserindo o nome de usuário e a senha exigidos pelo servidor de correio.

 

Teste o servidor SMTP:  Digite um endereço de e-mail e clique em Enviar para testar a configuração do servidor de correio.

 

Aplicar: Clique em Aplicar para salvar as alterações.

 

Configurações> Controle de convidado



 


Política de convidados

 

Portal do visitante: Esta opção está desativada por padrão. Quando desativado, os visitantes podem acessar a Internet sem inserir uma senha ou aceitar os Termos de Uso. Quando esta opção está habilitada, você pode controlar o Portal do visitante.

 

 

Autenticação: Quando o Guest Portal estiver habilitado, as opções de autenticação aparecerão. Existem quatro métodos de autenticação diferentes disponíveis:



 

 

Sem autenticação:  Quando esta opção é selecionada, os convidados não precisam fazer o login, mas devem aceitar os Termos
 

De uso: Quando você seleciona Nenhuma autenticação, você deve selecionar Política de convidados em Configurações> Redes sem fio> SSID> Editar> Configurações sem fio para impor a seleção dos Termos de uso pelo convidado.

 

 

Senha Simples: Quando esta opção é selecionada, os convidados são obrigados a inserir a senha simples e aceitar os Termos de Uso.

Quando você seleciona Senha Senha, você deve selecionar Política de convidados em Configurações> Redes sem fio> SSID> Editar> Configurações sem fio para impor entrada da senha e seleção dos Termos de uso pelo convidado.

 

 

 

Hotspot: Quando selecionado, habilita a funcionalidade Hotspot, incluindo a capacidade de personalizar as páginas de login do portal e faturar os clientes usando os principais cartões de crédito ou via PayPal ™. Quando você seleciona Hotspot, você deve selecionar:

1) Voucher ou pagamento na seção Hotspot como um método de autorização de ponto de acesso
 
2) Política de convidados para exigir a entrada do voucher, o pagamento e os Termos de uso do convidado (Vá para Configurações> Redes sem fio>Nome_de_nacional_segurança> Editar> Configurações sem fio.


Servidor de portal externo: Se estiver usando um servidor externo para hospedar um portal de convidado personalizado, digite o endereço IP na caixa Endereço personalizado> Endereço IP usando o seguinte formato: 192.168.0.0.

Senha do convidado: Opção disponível apenas ao usar autenticação Senha simples

 

Digite uma senha que os convidados devem inserir antes de aceitar os Termos de Uso e conectar-se à Internet.

 

Vencimento: (Opção somente disponível ao usar nenhuma autenticação autenticação ou Senha Senha) Permite a especificação de caducidade de login do convidado após um período de tempo designado.

As opções incluem: 8 horas, 24 horas, 2 dias, 3 dias, 4 dias, 7 dias e definido pelo usuário. Definido pelo usuário pode ser designado em minutos, horas e dias.

 

Portal Personalizado  (Opção disponível apenas ao usar a autenticação do servidor externo do Portal) Digite o endereço IP usando o seguinte formato: 192.168.0.0.

 

Página de destino  (Opção disponível apenas ao usar Sem autenticação, Senha simples ou autenticação de ponto de acesso) A página de destino é a página onde os convidados são redirecionados depois de aceitar os Termos de Uso. Existem duas opções disponíveis:


1)  Redirecionar para o URL original

Quando esta opção é selecionada, os convidados são direcionados para o URL solicitado após aceitar os Termos de Uso.

 

2) URL promocional

Quando esta opção é selecionada, os convidados são redirecionados para o URL que você especifica aqui depois de aceitar os Termos de Uso. Especifique o URL com http: // na frente do endereço da Web.

 

Exemplo:  http://www.ubnt.com

 
 
Personalização do Portal:  (Opção disponível apenas ao usar nenhuma autenticação, Senha simples ou autenticação de ponto de acesso) Quando ativada, permite que páginas de portal personalizadas apareçam no lugar das páginas de login padrão. Veja "Personalização do Portal"  para obter detalhes sobre como configurar páginas de portais personalizados.
 
 
URL do portal Nome do host: Permite a designação de um nome de host para o URL do portal no lugar do endereço IP padrão.
 
Emparelhado com um certificado SSL, assegura o site
 
Os certificados são exibidos como confiáveis no navegador convidado. Exemplo: www.ubnt.com
 
 

Ponto de acesso

 

As opções do Hotspot só estão disponíveis quando a autenticação Hotspot é selecionada.

 

 Comprovante: Quando selecionado, os vouchers (incluindo o código distribuível, os valores de duração e as restrições de uso) podem ser criados usando o Hotspot Manager (consulte "Gerenciador de HotSpot" na página 41). Quando selecionado, vouchers (incluindo código distribuível, valores de duração e restrições de uso) podem Seja criado usando o Hotspot Manager (consulte "HotSpot Manager" na página 41).

 

Pagamento: Quando habilitado, permite que a autenticação baseada em pagamento seja configurada com a conta PayPal Payments Pro do PayPal. O pagamento e as transições podem ser gerenciados usando o Hotspot Manager (consulte "Gerenciador de HotSpot").


PayPal:  Os detalhes da conta são inseridos aqui:


Nome do usuário:Digite o nome do usuário correspondente.

Senha: Digite a senha correspondente.

Assinatura:Digite a assinatura correspondente para a conta do PayPal para ser usada para receber pagamentos.


Use Paypal Sandbox: Para fins de teste do PayPal, habilite esta opção e clique em Aplicar conta do Sandbox para configurar / acessar seu PayPal Sandbox TestEnvironment.

 

Operador Hotspot:  Clique em Ir para o Gerenciador de pontos de acesso para gerenciar clientes sem fio, pagamentos / transações, vouchers e contas de operadores. Veja "HotSpot

 

Aplique: Clique em Aplicar para salvar as alterações.

 

Ao efetuar o login sem autenticação, os convidados serão obrigados a aceitar os Termos de Uso antes de obter acesso à Internet.



Ao efetuar o login com a autenticação Senha simples, os convidados devem inserir a Senha do convidado e aceitar os Termos de Uso antes de ter acesso à Internet.


 
 

Ao efetuar o login com a autenticação Hotspot baseada em vouchers, Convidados devem inserir o número do voucher e aceitar os Termos de Uso antes de ter acesso à Internet..

 

 

Ao efetuar o login com a autenticação Hotspot baseada em pagamento, os clientes serão obrigados a selecionar o tipo de pacote, a opção de pagamento e aceitar os Termos de Uso antes de obter acesso à Internet.

 


Controle de acesso


Sub-redes restritas: Digite em qualquer sub-rede que você não deseja que os convidados possam acessar.

 

Aplicar: Clique em Aplicar para salvar as alterações.

 

Configurações> Configurações de administrador.



 

Nome do administrador: Exibe o nome atual do administrador usado para fazer o login. Para alterar o nome do administrador, basta digitar um novo nome e clicar em Aplicar.

 

Senha: Uma nova senha pode ser inserida neste campo. Certifique-se de inserir a senha novamente no campo Confirmar e clique em Aplicar para salvar sua nova senha.

 

Confirmar: Usado para confirmar sua nova senha. Idioma Seleciona o idioma para uso na interface.

 

Alerta de E-mail: Selecione para ativar alertas de e-mail e digite o endereço de e-mail do administrador na caixa Enviar alerta para e-mail. Consulte "Servidor de correio" na página 9 para obter informações sobre como configurar o servidor de mensagens de saída (SMTP).

 

Aplicar: Clique em Aplicar para salvar as alterações.

 

Configurações> Redes sem fios.



Configurações sem fio

 

Nome:  Exibe o nome da rede sem fio (SSID).

 

Segurança: Exibe o tipo de segurança que está sendo usada em sua rede sem fio.

 

Rede de convidados: Indica se a rede é uma rede de convidados.

 

Ações: Selecione um botão de ação para executar a ação desejada:

 

1) Editar: Selecione para fazer alterações nas configurações de rede sem fio.

 

2) Eliminar: Selecione para excluir a rede sem fio.

 

Configuração sem fio.


 

Nome / SSID: Permite editar o nome da rede sem fio (SSID).

 

Segurança: Seleciona o tipo de segurança a ser usado em sua rede sem fio.

 

Abrir: Esta opção normalmente é usada apenas na rede Guest. Quando habilitado, o acesso à rede sem fio está aberto a qualquer pessoa sem precisar de uma senha.

 

WEP WEP (Wired Equivalent Privacy): é o algoritmo de segurança mais antigo e menos seguro. Os métodos de segurança WPA devem ser utilizados sempre que possível.

 

WEP Key: Digite uma chave de criptografia WEP em formato hexadecimal. Você pode inserir uma chave de 64 bits ou 128 bits:

 

 

 

Type

Hex

 

 

64-bit

10 Hexadecimal Characters

 

(0-9, A-F, or a-f)

 

Example: 00112233AA

 

Note: You can use 5 printable characters,

 

which will be translated to the

 

corresponding HEX code.

 

 

128-bit

26 Hexadecimal Characters

 

(0-9, A-F, or a-f)

 

Example:

 

00112233445566778899AABBCC

 

Note: You can use 13 printable

 

characters, which will be translated to the

 

corresponding HEX code.

 

 

 

Key Index: Especifica o índice da chave WEP usada. 4 teclas WEP diferentes podem ser configuradas ao mesmo tempo, mas uma única é usada. A chave efetiva é definida escolhendo 1, 2, 3 ou 4.

 

WPA-Personal WPA ™ ou Wi-Fi Protected Access foi desenvolvido como um método de criptografia mais forte em relação ao WEP. WPA-Personal requer uma senha para se conectar à rede sem fio.

 

Chave de segurança: Digite a senha que os usuários usarão para se conectar à rede sem fio.

 

WPA-Enterprise: WPA Enterprise usa um servidor RADIUS para autenticar usuários na rede sem fio.

 

Endereço IP:  Este é o lugar onde o endereço IP do servidor RADIUS é especificado.

 

Porta: O número da porta é inserido aqui. Por padrão, é 1812.

 

Senha: A senha usada para autenticar no servidor RADIUS é inserida aqui.

 

Política de convidados:  Selecione esta opção para habilitar políticas de acesso para convidados nesta rede sem fio.

 

VLAN: Para usar uma VLAN, selecione Usar ID da VLAN e digite o número da porta.

 

Ocultar SSID: Selecione esta opção se você não quiser que o SSID seja transmitido.

 

WPA: Define WPA suportados e métodos de criptografia.

 

Grupo de usuários: Permite a atribuição de usuários sem fio a um grupo de usuários específico.

 

Clique em Aplicar para salvar as alterações que você fez. Clique em Cancelar para descartar as alterações.

 

Configurações> Dispositivos bloqueados

 

Exibe a lista de dispositivos sem fio bloqueados.



Desbloquear: Clique para desbloquear um dispositivo sem fio. Consulte "Detalhes do usuário / convidado"  para obter informações sobre o bloqueio de dispositivos sem fio.


Configurando > Grupos de usuários


Criar: Clique para criar um novo grupo de usuários.


 


Nome: Digite um nome de grupo de usuários descritivo.

Limite de largura de banda (Download): Quando selecionado, permite a designação de um limite de largura de banda de download em Kbps.

Limite de largura de banda (Upload): Quando selecionado, permite a designação de um limite de largura de banda de upload em Kbps.

Criar:  Clique para criar grupo de usuários.

Cancelar:  Clique para cancelar a criação de grupos de usuários.

 


Editar: Clique para alterar o nome ou as configurações de largura de banda do grupo de usuários.

 

Excluir: Clique para excluir o grupo de usuários.

 

Consulte "Configuração" para obter informações sobre a aplicação de Grupos de Usuários aos Usuários / Convidados.


Admin


A guia Admin exibe as informações da versão do servidor, permite que os backups do sistema sejam criados e baixados, permite a restauração do sistema a partir de arquivos de backup e permite que as informações de configuração sejam baixadas para ajudar nos problemas de suporte.



Informações do Servidor

 

Versão: A versão do software é exibida aqui. Se houver uma atualização, o UniFi irá baixá-lo automaticamente e exibi-lo aqui.


Backup

 

Baixar configurações de backup: Clique para baixar um arquivo que contém todas as suas configurações para que você possa restaurá-las mais tarde se você escolher.

 

Restaurar

 

Escolha Arquivo: Selecione esta opção para restaurar as configurações de um arquivo de backup que você já baixou.

 

Informações de suporte

 

Baixar informações de suporte: Selecione esta opção para baixar um arquivo em seu computador com informações sobre sua configuração que podem ser enviadas por e-mail para nossa equipe de suporte.



No próximo tutorial vamos ensiná-lo a adicionar mapas. Clique aqui.

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