Como utilizar a câmera da Banana Pi como um sistema de vigilância e monitoramento de alto desempenho e baixo custo

Como utilizar a câmera da Banana Pi como um sistema de vigilância e monitoramento de alto desempenho e baixo custo


Olá pessoal! Neste tutorial vamos apresentar e configurar mais uma novidade que a Loja mundi trouxe para o Brasil, o embarcado Banana PI  e seus acessórios.

Esses equipamentos, permitem fazer diversos  projetos como por exemplo, utilizar a câmera da Banana PI como um sistema de vigilância e monitoramento, detectar movimento,  disparar um alarme na presença de intruso,  fazer ligação e enviar sms pro seu celular quando é detectado algum movimento.

Nesse tutorial,  iremos mostrar como configurar o Banana PI  para detectar movimento,  salvar as imagens em um servidor nuvem e acessar as imagens remotamente :

Iremos configurar o equipamento para gravar e armazenar vídeos nos formatos JPEG, PPM e MPEG em nuvem e detectar movimento com alerta sonoro

Obs: As outras configurações vão ficar para um próximo tutorial


O software que vamos usar é Motion. Esta é uma ferramenta útil que pode monitorar o sinal de vídeo de uma câmera,  e tirar screenshots quando detecta um movimento, ou seja, quando uma parte significativa do quadro mudar. Estamos usando Ubuntu  neste artigo, Motion vai funcionar para a maioria das distribuições Linux também.


Instalando  o Motion:


Motion está incluído no repositório do Ubuntu , assim você pode instalar  através do Ubuntu Software Center , ou simplesmente digitando o seguinte comando no terminal :

Usamos o sudo sempre antes de cada comando quando não temos privilégio de administrador root


# sudo apt-get install motion


Configurando o Motion:


Antes de iniciar a configuração do Motion, é preciso copiar o arquivo de configuração para a nossa pasta Home,  para que a cópia principal não seja afetada . Abra um terminal e copie o arquivo de configuração para o seu Home folde.


# mkdir .motion

# sudo cp /etc/motion/motion.conf  ~ /.motion/motion.conf


Atenção! O comando acima irá criar uma pasta oculta " .motion " no seu diretório Home.


Depois de ter feito a cópia, você pode abrir o arquivo para edição com editor de texto de sua preferência. Neste exemplo iremos usar o vim


# sudo vim ~/.motion/motion.conf



Há várias opções que você pode personalizar no arquivo de configuração, mas vamos usar apenas algumas configurações em Scroll down para encontrar as seguintes definições.



Daemon - Mudar isso para "on" fará com que seja executado em modo daemon . Aplicações em modo daemon será executado em segundo plano, e inicia automaticamente quando o computador é iniciado . A opção padrão é "off " você precisa iniciar a aplicação manualmente no terminal.


C:\Users\Leandro\Desktop\motion-start-in-daemon-mode.png



Width- Esta é a largura das imagens captadas pela webcam . O padrão é 320, mas você pode definir seu próprio valor aqui. Note-se que a largura é limitada pela capacidade da sua webcam .



Height - Esta é a altura das imagens captadas pela câmera. Da mesma forma, é limitado pela capacidade da sua câmera.



framerate - Quantas vezes você deseja que a imagem a ser capturada por segundo. O padrão é 2 (2 quadros / imagens tiradas por segundo ) . Pode-se definir um valor maior,  porém,  irá exigir um processamento maior do seu computador.



Motion detection thresold - O número de alteração  dos pixels de uma imagem antes de ser capturado. O padrão é 1500. Se você quiser torná-lo mais sensível, configurar  para um valor inferior.



C:\Users\Leandro\Desktop\motion-detection-threshold.png



output_normal - Isso vai determinar se ele vai salvar o movimento das imagens. A opção padrão é "on", o que significa que as imagens serão salvas enquanto o movimento é detectado . Você pode configurá-lo para " first", " best", " center"  para salvar apenas um número limitado de imagens . Se você só precisa o modo de vídeo streaming, você pode configurá-lo para "off" para impedir de salvar as imagens .


C:\Users\Leandro\Desktop\motion-output-normal.png




target_dir- Este é o diretório onde as imagens são guardadas. Se você tiver instalado Dropbox (ou qualquer outra nuvem de armazenamento de serviço), você pode definir o destino diretório para estar dentro de sua pasta Dropbox para que possa ver as imagens de outro local.



Atenção - Há outras opções que você pode configurar, mas não vamos citar aqui.Uma vez que você fez a configuração, pressione "Ctrl + o" para salvar as alterações e "Ctrl + x" para sair.


Iniciando o Motion


No terminal, digite:


# sudo motion


Isto irá iniciar o Motion. Se tudo correr bem, você vai começar a ver imagens mostradas no diretório.


movimento-imagem-em-um diretório-alvo


Há também um swf streaming de vídeo, que você pode abrir no seu Media player. Se você estiver acessando a partir de um local remoto, você pode acessar o endereço IP do seu computador (com a porta 8081) para ver o vídeo (ou http: // localhost: 8081 em seu computador local). O centro de controle é acessível a porta 8080.


C:\Users\Leandro\Desktop\Header_IPS_Motion_Detection_01.jpg


Gerenciar as imagens armazenadas remotamente

Como mencionei anteriormente, a melhor maneira é guardar as imagens em sua pasta Dropbox  para que você possa acessar onde quiser. No entanto, se você preferir ter as imagens enviadas para o seu próprio servidor de arquivos (via FTP), você pode usar o comando wput para fazer o upload das imagens.

# sudo apt-get install wput


No arquivo de configuração, role a lista até você ver um campo " on_picture_save value". Alterá-lo para:


# on_picture_save wput ftp: // utilizador @ senha @ servidor % f


onde o "user", "password" e "server" são detalhes que você precisa preencher.


Autostart, Motion  inicialização automática


Se você preferir que o Motion inicie automaticamente toda vez que você ligar  o computador, tudo que você tem a fazer é adicionar uma entrada para o aplicativo de inicialização.


C:\Users\Leandro\Desktop\motion-in-startup-application.png


Embora possa parece ser uma tarefa complicada, a criação de um movimento de detecção de webcam no Ubuntu é realmente uma tarefa muito fácil.


Até o próximo tutorial pessoal.


Para baixar a versão PDF acesse o link abaixo:

https://www.lojamundi.com.br/download/banana-pi-sistema-de-vigilancia/banana-pi-sistema-de-vigilancia.pdf

 


ENTRE EM CONTATO COM A LOJAMUNDI.

Assine nossa Newsletter! É gratuito!

Cadastre seu nome e email para receber novidades e materiais gratuitos da Lojamundi.