Roteador Wireless: como escolher?
Roteador-Wireless:-como-escolher-blog_image_banner

Roteador Wireless: como escolher?


Olá, esse é mais um blog da LojaMundi e hoje vamos dar algumas dicas sobre como escolher o roteador ideal para sua rede. Continue com a leitura e saiba como escolher o modelo certo para sua estrutura.


Uma internet de alta qualidade virou uma obrigação para as pessoas em suas residências. Assistir filmes, vídeos, escutar músicas, fazer downloads, jogar online, entre outras opções que só a internet nos proporciona dependem também de uma boa estrutura de rede.


Existe uma grande necessidade em possuir uma rede estável e que atenda as demandas do estabelecimento. Para alcançar um bom aproveitamento de rede, além de um provedor de internet que consiga entregar a velocidade e o pacote de dados contratados, aumentando a experiência do compartilhamento WiFi, é necessário ter um roteador wireless ideal para as suas necessidades.


Sabemos que com tantas opções no mercado, fica difícil escolher um modelo específico para sua rede. Essa é uma grande dúvida das pessoas, qual o melhor roteador do mercado?


A verdade é que não existe um modelo específico que seja ideal para todas as estruturas de rede, alguns fatores são primordiais na hora da escolha do seu equipamento wireless.


Roteador Wireless: como escolher o melhor para sua casa?


Antes de escolher um Roteador Wireless, é necessário analisar alguns tópicos que podem influenciar diretamente no aproveitamento de dados da sua rede WiFi. Entre esses tópicos, abaixo mostraremos os principais.


Velocidade da Internet e Velocidade de Transmissão


Vamos entender sobre a velocidade da internet e a velocidade de transmissão. A velocidade de transmissão é velocidade que os dados são transmitidos entre os dispositivos conectados na rede WiFi e o roteador. Essa velocidade é definida por alguns padrões de conexão, entre eles existem os padrões b, g e n, com velocidades que variam entre 11 Mbps e 600 Mbps (150 Mbps por antena), e o padrão AC com velocidades elevadas, acima de 433 Mbps.


A Velocidade de internet depende mais precisamente da sua operadora, provedor e o plano de internet escolhido junto a quem está oferecendo o serviço. Não adianta escolher um plano que não tenha uma boa velocidade e querer que o roteador melhore a sua estabilidade.


Dica! Escolha um bom plano de internet.


É fato que quanto mais rápido o roteador for, mais rápido ele transmitirá os dados. Para pessoas que querem mais agilidade, os roteadores mais recomendados são os que possuem velocidade de transmissão acima dos 300 Mbps.  Como mencionamos acima, deve ser analisado juntamente com a internet contratada e aos outros fatores, como a capacidade dos seus aparelhos (Televisores, smartphones) de aguentar também essas velocidades elevadas e o tipo de porta presente no seu roteador.


Existem 2 tipos diferentes de roteadores. Veja:


Roteador com porta Fast Ethernet: É um dos mais tradicionais nas casas dos brasileiros. Esses modelos são utilizados quando o plano de internet escolhido tem velocidade nominal de até 100 Mbps.


Roteadores Giga Ethernet: São roteadores que permitem a entrada de conexões com velocidade acima dos 100 Mbps, proporcionando uma maior trafegabilidade para pessoas que possuem planos de até 1Gbps.


Importante! O roteador fast pode funcionar com um plano que tenha a velocidade acima dos 100 Mbps, mas tudo que estiver acima disso, será ignorado, sem aproveitamento no seu roteador. No caso dos roteadores Giga, não apresenta esse limite. Utilize toda velocidade disponível, desde que ela esteja abaixo de 1Gbps.


Número de Aparelhos conectados


Você sabe qual a quantidade de dispositivos que pretende conectar em sua rede e os tipos de conexões que eles aceitam? É um fator muito importante na hora da sua escolha.


Celulares, Televisões modernas suportam redes que utilizam os padrões 2,GHz ou 5Ghz. Vale lembrar que nem todos apresentam essas duas possibilidades. Se todos dispositivos com WiFi trafeguem apenas pelas frequências de banda 2,4GHz, o roteador Dual Band não vai ajudar.  A segunda rede, por ser mais robusta e menos sujeita a interferências, não será reconhecida.


Dica! A segunda rede está presente em muitos dispositivos. Talvez, convenha optar por essa opção, uma vez que os novos aparelhos estão sendo criados com a segunda forma de conexão.


Esteja sempre atento (a) a quantidade de usuários que sua rede sem fio precisará comportar. Caso você queira uma rede que comporte mais usuários conectados, o uso de roteadores AC é considerável.


A tecnologia AC garante mais velocidade, acima de 433 Mbps, interferências são menores pois trabalham com 2 frequências. É uma excelente opção e deve ser analisado conforme as suas necessidades. Apresentam um maior aproveitamento para sua rede WiFi.


Tamanho do Local


Você já deve ter passado por ocasiões onde a sua rede não funciona tão bem em determinadas áreas. Precisamos estar sempre conectados, em todos os cantos das nossas casas.


Se a sua residência for grande, com várias áreas, você precisará de um aparelho de bom alcance, que leve o sinal WiFi para todos os cômodos. Escolha um roteador potente e elimine as falhas de sinais em alguns cantos de sua casa.


Outro ponto essencial é saber onde colocar o seu roteador. Portas, paredes, móveis e barreiras entre o seu roteador pode interferir no alcance do sinal. Escolha atentamente o local de instalação para um melhor aproveitamento.


Tecnologia Mesh: o que é?


Para pessoas que necessita de mais alcance, estabilidade e velocidade no sinal WiFi, a tecnologia Mesh é mais uma novidade. Dependendo das suas condições, vale a pena investir um pouco mais para utilizar um sistema Mesh.


Os aparelhos Mesh comunicam-se entre si e geram um sistema WiFi inteligente, roteando dados automaticamente. Eles atuam em pares, formando uma única rede. Essa tecnologia permite a locomoção e a conexão de qualquer dispositivo sem perda de sinal. Esse sistema analisa várias opções de entrega do sinal, escolhendo sempre o melhor caminho para chegar até o usuário.


Os equipamentos Mesh, assim como os ACs, também apresenta a tecnologia (beamforming). Operam em duas frequências, permitindo a utilização da frequência mais alta (5GHz), aproveitamento ao máximo os canais adicionais que são menos propensos a interferências.


Mostramos alguns fatores fundamentais para a escolha do seu roteador que influenciam diretamente no aproveitamento da rede. Outra dica importante, dê preferência para roteadores que apresentem compatibilidade com o protocolo de internet IPV6 ( versão mais recente do Protocolo de Internet ou o conhecido IP). Esses aparelhos trazem mais segurança e privacidade para os usuários.


Apresentamos algumas dicas para você analisar na hora da escolha do roteador ideal para atender suas necessidades de rede. Você pode encontrar os melhores modelos, com preços variados e com facilidade no site da LojaMundi


As maiores marcas para roteadores como Intelbras, GrandstreamUbiquiti entre outros, você encontra acessando www.lojamundi.com.br. Caso você ainda tenha dúvidas, entre em contato por meio do número 0800 024 4357 e tenha a ajuda necessária para dar o próximo passo para ter uma rede estável em sua casa. 


Para ver as melhores opções de roteadores, clique aqui.



ENTRE EM CONTATO COM A LOJAMUNDI.

Assine nossa Newsletter! É gratuito!

Cadastre seu nome e email para receber novidades e materiais gratuitos da Lojamundi.