Dect e Wi-Fi: Prós e Contras
Dect-e-Wi-Fi:-Pros-e-Contrasblog_image_banner

Dect e Wi-Fi: Prós e Contras

Com o lançamento do telefone IP Wi-Fi sem fio WP810 Grandstream, queremos mostrar nesse blog a avaliação dos prós e contras que o Wi-Fi possui em relação às soluções tradicionais DECT. O WP810 foi fabricado para atender a uma variedade de empresas e aplicações de mercado vertical, com um preço acessível que concorre com a maioria das ofertas DECT.

Empresas de todo o mundo estão adotando um novo tipo de espaço de trabalho ao projetar seus escritórios, compatíveis com dispositivos móveis e híbridos. Os estudos recentes mostram que os funcionários gastam 50 a 60% do tempo no escritório, longe de suas mesas.

Empresas e instituições estão procurando comunicações unificadas e soluções Wi-Fi que não apenas apoiem ​​sua força de trabalho, mas também aumentem praticidade. Por esse motivo, é importante estar sempre atualizado sobre as condições atuais dos equipamentos IP no mercado que sustente essa facilidade de locomoção dentro de uma organização. Duas das soluções mais simples e disponíveis são o DECT e o WiFi Voice.

Implantação DECT (Digital Enhanced Cordless Technology)

A tecnologia DECT é uma das opções mais confiáveis ​​disponíveis para pequenas implantações. Por mais de 20 anos, os especialistas e instaladores de telefonia recorrem à estação base DECT e ao conjunto de aparelhos para trazer mobilidade às implantações de comunicação.  

O sistema opera em sua própria frequência isolada, o que significa que a qualidade da voz quase nunca sofre interferências, a menos que você saia do alcance da estação base. Além disso, se o alcance precisar ser estendido, a tecnologia existe para fazê-lo na forma de repetidores de sinal.

Uma implantação menor do DECT é acessível e confiável, uma estação base, cinco aparelhos, sem grandes problemas. O DECT começa a ter problemas à medida que a solução começa a aumentar e são necessários mais aparelhos em uma única rede. Os problemas aparecem quando você precisa fornecer sistemas multicelulares integrados por cem aparelhos celulares, estações base multicelulares, repetidores, centenas de metros de cabeamento Ethernet extra e o trabalho que o acompanha.

É fácil  se deparar com um pesadelo de infraestrutura ao implantar o DECT com várias células. A escalabilidade é uma das falhas do DECT que está tornando a voz Wi-Fi uma opção mais atraente para soluções em larga escala.

Voz Wi-Fi


Escalar uma solução Wi-Fi sem fio é simples e fácil. Enquanto houver um sinal disponível na rede, um telefone IP sem fio Wi-Fi, como o WP810, poderá fazer e receber chamadas. Para expandir essa cobertura, tudo o que uma empresa precisa fazer é adicionar outro ponto de acesso, que também será necessário para oferecer suporte ao laptop, smartphone e outros dispositivos Wi-Fi do usuário.

Com uma solução DECT, isso exigiria um ponto de acesso para dar suporte às operações comerciais de Wi-Fi, juntamente com uma estação base, repetidor e controlador multicelular. Além disso, não há limite para a distância que um aparelho pode percorrer dentro de um ambiente Wi-Fi. Enquanto houver uma conexão sem fio disponível, um aparelho Wi-Fi poderá alternar entre o ponto de acesso e o ponto de acesso.

Diferentemente do DECT, praticamente não há "limite rígido" na capacidade de chamadas de voz Wi-Fi por uma WLAN. Podem surgir problemas se os usuários de voz Wi-Fi estiverem competindo pela largura de banda com vários outros clientes em um ponto de acesso com baixa largura de banda ou desatualizado. DECT tem uma quantidade definida de canais dedicados, a voz Wi-Fi não.

Dito isto, houve avanços tecnológicos substanciais nos pontos de acesso sem fio em termos de velocidade e software que ajudam a manter o tráfego suave e a qualidade da voz alta. Como a série GWN da Grandstream, a maioria dos APs líderes de mercado suporta a tecnologia wave-2 e MU-MIMO. Juntos, esses dois recursos ajudam os APs a elevar seus níveis de largura de banda a novas velocidades e podem lidar com usuários simultâneos em comparação com os modelos de AP mais antigos.

Além disso, Os padrões de QoS (qualidade de serviço) evoluíram para permitir que os instaladores personalizem redes Wi-Fi para fornecer largura de banda prioritária aos dados de voz Wi-Fi.

Isso significa que mais dispositivos sem fio podem se conectar simultaneamente a um ponto de acesso, mantendo um alto nível de qualidade de chamada.

À medida que o tempo passa, a maneira como trabalhamos e a tecnologia que usamos mudam. O DECT já foi o padrão para comunicações móveis e provavelmente sempre estará presente de uma maneira ou de outra. Agora, porém, o Wi-Fi Voice está emergindo como a líder notável no espaço de comunicações móveis, com aparelhos mais avançados e acessíveis, como o WP810, e grandes avanços na tecnologia Wi-Fi AP.

Fonte: Grandstream



ENTRE EM CONTATO COM A LOJAMUNDI.

Assine nossa Newsletter! É gratuito!

Cadastre seu nome e email para receber novidades e materiais gratuitos da Lojamundi.