Configurando o telefone IP GXP 2170
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Configurar o telefone IP GXP 2170


O GXP 2170 é um telefone IP da Grandstream com funções voltadas principalmente para o uso de secretarias ou recepções onde é possível monitorar os status dos ramais de toda a empresa, o que traz agilidade no atendimento. Saber se um ramal está em ligação fica bem visual e simples, além de possibilitar chamadas diretas apertando apenas um botão, entre tantas outras funcionalidades como agenda, informações de tempo e temperatura no visor e histórico de ligações ao alcance de forma rápida.


O que mais você vai aprender neste artigo do Blog da Lojamundi:


  • Acessar o GXP 2170

  • Autenticar a conta SIP

  • Configurar a função BLF


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Acessar o GXP 2170

Acessar o Grandstream GXP 2170 é muito simples, com o seu telefone ligado por meio da fonte de alimentação que vem na caixa ou utilizando uma fonte POE compatível basta conectá-lo a uma rede que faça a distribuição de endereços IP DHCP. Para saber qual o endereço IP que foi associado procure no menu do GXP 2170 por network status. 


Digite o endereço encontrado no seu navegador web onde a seguinte tela deverá aparecer:

Por padrão de fábrica o telefone IP vem com usuário de senha padrões:

Username: admin

Password: admin


Você pode optar por alterar o idioma e selecionar português, geralmente quem trabalha há algum tempo com suporte técnico prefere realizar o acesso em English mesmo, pois algumas traduções perdem um pouco do sentido que estamos acostumados. Mas como eu disse é questão de preferência. 


A primeira informação ao logar na interface web que aparece é o Estado da Conta. Aqui é possível ver que o GXP 2170 suporta registrar até 6 ramais/contas SIP’s e qual o status atual de cada uma delas.

 

Autenticar a conta SIP

Vamos registrar o seu GXP 2170 ao servidor de telefonia (PABX IP). Acesse CONTAS e escolha qual das seis contas você irá configurar. 


Em CONTA 1 → Configurações Gerais 

Preencha os campos com as informações do servidor:


Conta Ativa - marque sim.

Nome da Conta - Informe o nome que será associado à conta registrada.

Servidor SIP - Informe o nome ou o endereço IP do seu PABX IP. Para que o seu GXP 2170 faça o registro por meio de um nome lembre-se de certificar o que o DNS está setado nas configurações de rede.


Servidor secundário SIP - Caso você tenha uma redundância ou módulo de sobrevivência, informe o endereço do segundo servidor SIP.


Outbound Proxy - Talvez o seu proxy de saída seja diferente do SIP Server portanto informe por qual saída a chamada será encaminhada. Mas seja o mesmo do registro então informe novamente o endereço. Também pode ser que você não precise utilizar essa configuração.


Proxy de saída de backup - Aqui é possível inserir um segundo nó do proxy de saída em caso de falha do proxy principal esse assumirá.


Servidor BLF - Essa é uma função muito importante para o funcionamento do monitoramento dos ramais. Ao informar o servidor BLF o GXP 2170 recebe informações sobre o status dos canais e consegue verificar se um ramal está em ligação no momento.


ID de Usuário SIP -  Informe a identificação do ramal SIP.


Autenticar ID - Conta SIP, geralmente é utilizada a mesma.


Senha de Autenticação - Informe a senha do ramal.


Nome - Utilize uma identificação do usuário ou do setor que está utilizando o GXP 2170. 


Número de Acesso ao Voice Mail - Informe o seu.


Imagem - Imagem da conta que será enviada ao chamador/chamado quando realizar uma chamada


Account Display - Quando definido como "Nome do usuário", o LCD exibirá o nome do usuário se não estiver vazio; Quando definido como "User ID", o LCD exibirá User ID se não estiver vazio. 


Configurar a função BLF

Agora vamos configurar a função BLF e setar os ramais em cada uma das teclas de funcionalidade.


Acesse CONFIG → Teclas Programáveis → Teclas multipropósito virtuais

Na coluna Ordem ficam as posições das teclas de funcionalidades do GXP 2170.


Em Modo podemos definir qual função será utilizada na tecla. São várias opções entre discagem rápida, retorno de chamada e o foco desse artigo o Busy Lamp Field (BLF). Clique em Editar VPK e uma lista com todas as opções aparecerá. 


Conta - nesse campo dizemos a qual perfil ou conta SIP as funções estarão associadas.  


Descrição - faça a identificação do ramal a ser monitorado (pessoal / departamento).


Valor - informe o ramal a ser monitorado.


Em Locked é possível saber se o ramal tem algum bloqueio para receber chamadas.


Para adicionar uma função clique em Adicionar VPK 


 

Agora basta Salvar VPK é a tecla da funcionalidade já está ativa.


Com essas poucas configurações você pode ter uma central de atendimento e recepção mais ágil e moderna.

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