Examinando o futuro do Smart Office
Examinando-o-futuro-do-Smart-Officeblog_image_banner

Casas inteligentes estão em alta nos últimos anos. Algumas das maiores marcas voltadas para o consumidor no mundo, incluindo Google e Amazon, estão tornando a casa inteligente popular por meio de soluções acessíveis e fáceis de usar. Alexa da Amazon, Google Assistant, dispositivos domésticos conectados da Nest e até mesmo o Ring Video Doorbell unem iluminação, controle de temperatura, segurança e eletrodomésticos para nos permitir ser mais produtivos, confortáveis e seguros em nossas casas, ao mesmo tempo em que economizamos dinheiro.

Estamos começando a ver como será o futuro da casa, mas como será o futuro do escritório?

Normalmente, o escritório inteligente é pensado da mesma forma que a casa inteligente - controle de iluminação, HVAC, segurança e aparelhos por meio de redes centralizadas que ajudam a tornar um escritório mais sustentável e reduzir o consumo de energia. Se você está procurando um exemplo disso e da maneira como os dados podem ser usados para minimizar drasticamente a pegada de uma empresa e, ao mesmo tempo, tornar um escritório mais confortável para os funcionários, verifique o escritório da Deloitte em Amsterdã.

A próxima etapa necessária para tornar o smart office mainstream é incorporar funções que tornem a empresa mais produtiva e lucrativa. Por esse motivo, e somente por esse motivo, o smart office tem um longo caminho a percorrer. Dito isso, a ideia de um escritório inteligente é muito mais complicada do que uma casa inteligente, pois para realmente fazer a diferença, ele precisa usar dados, fluxos de comunicação, presença e outros fatores em tempo real para aumentar a receita e as vendas.

Embora possam não ser amplamente usados no momento, existem alguns exemplos intrigantes de como será o escritório inteligente do futuro e como ele pode melhorar os processos de negócios e comunicação. Vamos dar uma olhada mais detalhada.

IoT e BYOD


A “Internet das Coisas” oferece a capacidade de conectar todos os dispositivos com acesso à Internet em um escritório para transferir e acessar dados automaticamente em tempo real. Ele oferece uma maneira perfeita de conectar todos os dispositivos, aplicativos e plataformas que usamos todos os dias, permitindo que trabalhem juntos e criem soluções de tecnologia inteligentes, proativas e impactantes que tornam nossas vidas mais fáceis. Isso oferece o potencial para as empresas integrarem aplicativos populares, plataformas de mensagens, agendamento, gerenciamento de relacionamento com o cliente e muito mais, em uma rede centralizada que pode ser acessada em qualquer dispositivo. Isso inclui os dispositivos pessoais do próprio funcionário.


Presença automatizada e assistentes pessoais


Provavelmente, o exemplo mais legal de funcionalidade de escritório inteligente que vi vem do assistente móvel PiPA é a primeira e única plataforma móvel que usa o poder dos sensores de hardware do smartphone e a capacidade do software para criar o contexto do usuário. Quando emparelhado com qualquer plataforma de serviço BroadSoft BroadWorks, PiPA usa a orientação, movimento, localização, proximidade e calendário de qualquer dispositivo móvel para criar fluxos de comunicação automaticamente, responder a solicitações e gerar atualizações de presença em tempo real.

Sistemas de videoconferência inteligentes e abertos


Embora já estejamos vendo uma ampla gama de plataformas de conferência que suportam a participação de qualquer dispositivo, a próxima etapa é tornar essas reuniões mais eficientes por meio de tecnologia inteligente orientada por dados e presença em tempo real. O mercado já está vendo algumas abordagens diferentes para gerar reuniões mais inteligentes, lideradas por soluções de reconhecimento facial e realidade virtual. Existem soluções que usam reconhecimento facial para iniciar reuniões, rastrear apresentadores, ajustar configurações de vídeo e áudio, mostrar conteúdo relevante com base em quem está falando, convidar participantes com base no contexto da reunião e muito mais. As reuniões de realidade virtual oferecem o potencial de criar salas virtuais que parecem estar todos sentados juntos enquanto mudam a aparência das salas, sobrepondo gráficos de suporte e muito mais.

A mudança para projetos de escritórios abertos


Existem muitos fatores que afetam a produtividade de uma empresa. Um novo que ganhou destaque e provou ter um grande impacto é o design e o layout de um escritório. Alan Ni, diretor de marketing vertical da Aruba, disse isso da melhor maneira.


"Além dos tipos de tecnologia utilizados em escritórios inteligentes, o design do escritório em si está mudando drasticamente. Em vez dos escritórios tradicionais com paredes e salas de conferência de tamanho único, os escritórios inteligentes de hoje incluem cada vez mais plantas abertas, com espaços flexíveis que pode ser usado para várias finalidades ao longo do dia. Impulsionado pela mobilidade, a Internet das coisas e a consumerização de tecnologia, o design de escritório moderno está trabalhando para garantir que a forma e a função funcionem juntas perfeitamente. "


Não há dúvida de que essas tendências são apenas o começo do escritório inteligente. Como acontece com qualquer tecnologia, para que esses tipos de soluções inteligentes tenham apelo de mercado de massa e gerem resultados, eles precisam ser mais fáceis de usar e mais baratos. A ideia do escritório inteligente ainda está em sua infância e ainda tem um longo caminho a percorrer.


ENTRE EM CONTATO COM A LOJAMUNDI.

Assine nossa Newsletter! É gratuito!

Cadastre seu nome e email para receber novidades e materiais gratuitos da Lojamundi.